MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. IAB é contra proposta de "citação coercitiva" em artigos
Artigos científicos

IAB é contra proposta de "citação coercitiva" em artigos

"Citação coercitiva", segundo a proposta, ocorre quando a citação sugerida pelo revisor ou editor não tem qualquer justificativa científica e sim a finalidade de dar mais visibilidade a determinado autor ou periódico.

Da Redação

sexta-feira, 26 de março de 2021

Atualizado às 16:27

O IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros é contra a proposta legislativa que pune, com detenção de 1 a 6 meses ou multa, revisores ou editores de artigos científicos que exigem a citação de artigos específicos como condição para que o trabalho seja publicado.

A proposta inclui "citação coercitiva" no Código Penal, que segundo o PL, ocorre quando a citação sugerida pelo revisor ou editor não tem qualquer justificativa científica e, sim, a finalidade de dar mais visibilidade a determinado autor ou periódico.

 (Imagem: Unsplash)

(Imagem: Unsplash)

Parecer

Nesta quarta-feira, 24, o plenário do IAB aprovou na sessão ordinária virtual, com 91% de votos favoráveis, o parecer do relator Thiago Guilherme Nolasco, da Comissão de Direito Penal. O documento é contrário ao projeto deputado federal Fausto Pinado.

Conforme o projeto, o novo tipo penal deverá ser inserido no art. 184 do CP, que trata do crime de violação de direito autoral. De acordo com o deputado-autor, "a realização de avaliação crítica de determinado artigo científico por avaliador de revista especializada com parecer favorável à publicação, desde que satisfeitos determinados requisitos como o aprofundamento de questões atinentes à temática do trabalho, não pode ser considerada uma atitude criminosa".

De acordo com o artigo "O cerco às citações manipuladas", publicado na Revista Pesquisa Fapesp e citado por Pinato, "faz parte do trabalho dos revisores de artigos científicos sugerir aos autores a inclusão de referências, mas se cria uma situação constrangedora - para não dizer um conflito de interesses - quando essas citações remetem a trabalhos dos próprios revisores. Os autores podem acatar ou não as recomendações, mas sabem que correm o risco de ter o artigo rejeitado caso discordem delas".

"Essa conduta possui um potencial lesivo muito grande para a produção científica séria, porque condiciona a publicação de trabalhos a critérios não científicos", argumenta Pinato.

_________

t

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA