MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Justiça assegura vaga de mestrado a aluna após problemas em site
Universidade

Justiça assegura vaga de mestrado a aluna após problemas em site

Ao decidir, o juiz levou em consideração que a candidata enviou os documentos necessários para efetivar a pré-matrícula no prazo fixado pelo edital.

Da Redação

sexta-feira, 2 de abril de 2021

Atualizado às 09:05

O juiz Federal substituto Samuel Parente Albuquerque, em atuação na 1ª vara Federal Cível e Criminal de Ji-Paraná/RO, assegurou vaga de mestrado a candidata que teve problemas no portal do aluno e, apesar de ter efetivado a pré-matrícula, não conseguiu realizar a matrícula.

Para o magistrado, a assinatura da matrícula no portal do aluno apresenta-se como mera formalidade, uma vez que a documentação necessária já havia sido apresentada em momento anterior.

 (Imagem: Freepik)

(Imagem: Freepik)

A candidata foi aprovada no programa de mestrado em instituição de ensino público e, por essa razão, efetuou pré-matrícula no curso, enviando os documentos necessários via e-mail. Posteriormente, procedeu à pré-matrícula junto ao site, obtendo o comprovante respectivo.

Assim, compareceu a todos os eventos do mestrado, assistindo, ainda, a todas as aulas ministradas. No entanto, por problemas de ordem técnica do sistema, não conseguiu acessar o portal do aluno para a finalização da matrícula.

Ao comunicar o fato à coordenação do curso por e-mail, foi informada acerca do indeferimento de sua matrícula, por decurso do prazo de confirmação, ficando caracterizada sua desistência do programa de mestrado.

Ao decidir, o magistrado considerou que, de acordo com os documentos acostados ao processo, restou demonstrado que candidata enviou os documentos exigidos para a realização da pré-matrícula dentro do prazo fixado no edital, e que, na mesma data, a universidade encaminhou mensagem confirmando sua aprovação e pré-matrícula no mestrado.

O juiz entendeu que, tanto o regimento do programa de mestrado como o edital de convocação dos candidatos aprovados, veicularam a informação de que a desistência do candidato decorre da não realização de pré-matrícula, e não de matrícula.

"Destarte, considerando que a impetrante realizou a pré-matrícula dentro do prazo assinalado, tendo sido esta, inclusive, aprovada pela universidade, revela-se indevida a desclassificação da candidata. Com efeito, a assinatura de formulário no SEI, embora integre o procedimento de matrícula no Programa de Mestrado, apresenta-se como mera formalidade, mormente quando toda a documentação da candidata já foi apresentada por ocasião da pré-matrícula."

Por fim, considerando os princípios da legalidade, proporcionalidade e razoabilidade, o magistrado concedeu a liminar pleiteada e determinou que a universidade proceda a matrícula da candidata no mestrado acadêmico em Ensino de Ciências da Natureza oferecido.

Os advogados Felipe Wendt e Weverton de Souza Pires Santos, do escritório Coloni & Wendt Advogados atuam pela candidata.

  • Processo1001005-56.2021.4.01.4101 

Leia a decisão.

Patrocínio

Patrocínio

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...