MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Plataforma de registro de prova ajuda combater violência contra mulher
Violência

Plataforma de registro de prova ajuda combater violência contra mulher

Advogado alerta para necessidade da coleta de prova ser feita de forma correta. Plataformas online, como a Verifact, podem ajudar, pois garantem a autenticidade dos dados em processos judiciais.

Da Redação

sexta-feira, 2 de abril de 2021

Atualizado às 08:08

A nota técnica "Violência doméstica durante a pandemia de covid-19", do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mostrou que houve aumento dos casos de violência domésticas e a diminuição das denúncias. A explicação para tal fenômeno seria de que as vítimas estão sendo obrigadas a permanecer mais tempo no próprio lar junto a seu agressor em razão do isolamento.

O advogado Fernando Peres, especialista em crimes cibernéticos e integrante do projeto Mundos Virtuais Mulheres Reais, aponta que os casos de violência contra mulheres na web também cresceram: "As pessoas ficaram ociosas quando não podiam trabalhar de forma remota e isso acabou gerando um maior número de casos também na internet".

Por isso, o projeto do qual o advogado faz parte orienta como as vítimas podem dar agilidade a processos e a denúncias, com coleta de provas e registro de ocorrências. "A partir do momento em que se torna vítima, é preciso preservar provas imediatamente porque, no caso de ameaças pela internet ou por aplicativos de mensagens, podem deixar de existir rapidamente".

Quando possível, Fernando Peres sugere que a vítima procure um advogado para orientação. Mas lembra que as provas devem ser coletadas de forma correta, com plataformas online como a Verifact, que garante a autenticidade dos dados em processos judiciais.

 (Imagem: Pixabay)

(Imagem: Pixabay)

O advogado explica que provedores de conexão são obrigados a guardar registros de usuários por um ano e provedores de aplicação de internet, como redes sociais, por seis meses. Mas, caso o agressor apague a ameaça ou, em outro caso comum de violência às mulheres, fotos e vídeos íntimas que tenha divulgado sem consentimento, o processo na Justiça para obter esse tipo de registro pode demorar.

"A vítima precisa colher provas e pode pedir para o provedor retirar as ameaças ou os registros dos crimes contra a honra da internet. É possível agir com rapidez e fazer ambos, sem esperar que a retirada do conteúdo ocorra para então procurar seus direitos. A preservação de provas é muito importante nesse processo."

__________

t

 

Patrocínio

Patrocínio Migalhas