MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Fechados pela pandemia, shoppings investem em protocolos sanitários
Impactos

Fechados pela pandemia, shoppings investem em protocolos sanitários

Ao Migalhas, Glauco Humai, presidente da Abrasce, explicou os investimentos do setor em inovação e tecnologia.

Da Redação

segunda-feira, 12 de abril de 2021

Atualizado às 07:44

Com as medidas de isolamento em razão da pandemia, os shopping centers sentiram o impacto diretamente nas vendas. Segundo dados da Abrasce - Associação Brasileira de Shopping Centers, com o fechamento dos empreendimentos em todo o país, as perdas chegaram a 89% no mês de abril, o pior índice do ano.

Os critérios para as restrições aos shopping centers mudam de acordo com o Estado e a cidade e os empreendimentos atuam em cumprimento aos decretos da região, respeitando os períodos de funcionamento.

Apesar de ser um dos setores mais afetados, o uso de máscaras, álcool gel, medição de temperatura e limite de pessoas é seguido rigorosamente pelas administrações. O protocolo de segurança também prevê a assepsia em todas as dependências.

Ao Migalhas, Glauco Humai, presidente da Abrasce, analisou que o setor investiu muito em inovação e tecnologia e mostrou que é possível equilibrar saúde e economia. O presidente ainda ressaltou que os protocolos sanitários foram desenvolvidos e aplicados em parceria com a área de consultoria do hospital Sírio-Libanês, instituição referência em saúde no país.

"Entendemos que a alta no número de internações por covid-19 foi causada por outros setores que não investiram na criação e manutenção de protocolos de segurança, prejudicando todo o mercado e com impacto na manutenção de empregos e alavancagem da economia."

Por fim, Glauco garantiu que segue em contato com as autoridades públicas para uma retomada tranquila, pois o segmento, que desenvolveu rígidos protocolos de segurança, é um dos mais preparados.

Vacina

Para 2021, a Abrasce projeta um crescimento de 9,5% baseado no cenário atual. A instituição acredita que a imunização da população é fundamental para a recuperação econômica.

A Abrasce enviou uma carta aos prefeitos dos 222 municípios onde há shopping no Brasil e aos governadores. No documento, coloca o setor à disposição para auxiliar no processo de vacinação da população. O detalhamento do processo e da logística será feito por cada cidade.

Tecnologia

Tentando driblar os impactos econômicos provenientes do período de calamidade enquanto não há a liberação do setor, os shoppings têm investido para acelerar a execução de projetos na área digital.

Glauco Humai disse que o setor se mostrou resiliente e trouxe mais alternativas para os consumidores, como drive-thru, televendas e cinemas drive-in.

"Essas modalidades de venda são iniciativas inovadoras implementadas pelos shoppings e fundamentais para a manutenção dos mais de 3 milhões de empregos gerados pelo setor."

O percentual de shopping centers que ganharam aplicativos chegou a 41%. Os investimentos em marketplace também passaram a fazer parte da estratégia de 29% dos empreendimentos, seja por meio de plataformas próprias ou de terceiros. Dos 71% que ainda não têm marketplace, 59% disseram que pretendem implantar nos próximos dois anos. 

Com informações da revista Shopping Centers.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas