MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Faroeste: 2ª turma do STF nega domiciliar a ex-presidente do TJ/BA
Faroeste

Faroeste: 2ª turma do STF nega domiciliar a ex-presidente do TJ/BA

Maria do Socorro Barreto Santiago, ex-presidente do TJ/BA, está presa há um ano e cinco meses por força da operação Faroeste, que apura esquema de venda de sentenças.

Da Redação

terça-feira, 6 de abril de 2021

Atualizado às 18:57

Nesta terça-feira, a 2ª turma do STF decidiu manter a prisão da desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, ex-presidente do TJ/BA, denunciada na operação Faroeste. A maioria dos ministros seguiu entendimento de Edson Fachin, relator, que concluiu que não há excesso de prazo e nem risco à saúde da desembargadora na manutenção da prisão da magistrada.

 (Imagem: Nelson Jr./SCO/STF )

(Imagem: Nelson Jr./SCO/STF )

A desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, ex-presidente do TJ/BA, foi presa em novembro de 2019 por ordem do STJ. A prisão aconteceu após a denúncia na operação Faroeste de lavagem de dinheiro e organização criminosa. Esta operação apura conduta de advogados e servidores do Tribunal baiano como intermediadores de vendas de sentença judicial.

Em maio do ano passado, a Corte Especial do STJ decidiu manter a prisão da desembargadora; tal entendimento foi mantido em março de 2021. Diante desta decisão, a defesa da magistrada acionou o Supremo e pediu a substituição da prisão provisória pela domiciliar. A advogada da desembargadora alegou que sua idade, 70 anos, enseja a prisão domiciliar em face à pandemia do coronavírus.

  • Manutenção da prisão

Edson Fachin, relator, votou por manter a prisão de Maria do Socorro. Para o ministro, resta nítido que permanecem os riscos apontados no decreto de prisão preventiva, levando em conta a periculosidade em concreto e a real possibilidade de reiteração criminosa.

O ministro não acolheu os argumentos da defesa sobre excesso de prazo, já que a desembargadora está presa há um ano e cinco meses. Fachin afirmou que o processo da magistrada está correndo de forma célere.

Por último, Fachin também não deu razão aos argumentos de riscos à saúde. O ministro trouxe informações de que a desembargadora está em cela individual, detida em sala de Estado maior; não havendo superlotação e com uma equipe de saúde a pronta disposição.

Os ministros Nunes Marques e Cármen Lúcia acompanharam o relator. 

  • Substituição da prisão pela domiciliar

Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes votaram de forma divergente, no sentido de conceder o HC para a prisão domiciliar. Os ministros levaram em conta a idade da paciente, que a coloca no grupo de risco da covid-19. Além disso, Lewandowski e Gilmar Mendes levaram em conta que a desembargadora já foi afastada do cargo; valores financeiros já estão bloqueados e as provas já foram produzidas.

"Não mais subsiste, a meu ver, os fundamentos que justificaram a restrição à liberdade, de modo que a conversão da prisão preventiva em medidas cautelates diversas seria suficiente e legítima para resguardar os legítimos interesses estatais", observou Gilmar Mendes. O ministro também lembrou do caso de Nelson Meurer, parlamentar que faleceu em razão da covid-19, após não conseguir a prisão domiciliar. 

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...