MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Empresa consegue redução na penhora do faturamento de 30% para 10%
Penhora

Empresa consegue redução na penhora do faturamento de 30% para 10%

Ao decidir, os desembargadores do TJ/SP consideraram que montante superior poderia comprometer a manutenção do capital de giro do estabelecimento.

Da Redação

domingo, 11 de abril de 2021

Atualizado às 09:38

A 22ª câmara de Direito Privado do TJ/SP reduziu o percentual de penhora do faturamento líquido de empresa devedora de instituição financeira, determinado em 1º grau, de 30% para 10%. Ao decidir, o colegiado considerou que montante superior poderia comprometer a manutenção do capital de giro do estabelecimento. 

 (Imagem: Pixabay)

(Imagem: Pixabay)

Uma empresa, devedora de banco, recorreu de decisão de 1ª instancia que determinou a penhora de 30% de seu faturamento líquido, sob a justificativa de que a decisão não está de acordo com o devido processo legal e ofende o princípio da manutenção da empresa, elencado pela lei 11.101/05, tendo em vista que não foram preenchidos os requisitos necessários que autorizassem a penhora.

A empresa afirmou que caso a decisão fosse mantida, tornaria inviável o exercício da atividade empresarial o que resultaria no fechamento da empresa e na demissão em massa.

Por fim, pleiteou pela suspensão do processo originário, já que o tema penhora de faturamento é objeto do tema 769 do STJ, que determinou a suspensão dos processos que versem sobre a questão.

O relator, desembargador Edgard Rosa, considerou que, embora a penhora continue sendo regra no ordenamento jurídico, uma vez que tem por finalidade garantir a máxima efetividade da execução para a satisfação do crédito, é necessário observar, concomitantemente, o princípio da menor onerosidade ao devedor, para que a execução prossiga pelo meio menos gravoso.

"A penhora de parte do faturamento da empresa devedora, como mecanismo legal de excussão patrimonial voltado ao exercício do direito que o credor detém, não pode comprometer ou inviabilizar a atividade da executada, em prestígio ao princípio da conservação da empresa (...)."

O relator disse, ainda, que cabe ao magistrado cuidar para que o percentual a ser comprometido para cumprimento da obrigação pecuniária não coloque em risco o cumprimento da atividade da empresa.

"O endividamento e a dificuldade para localização de bens de sua propriedade são elementos que confirmam a situação de crise financeira enfrentada pela agravante, certamente aprofundada em decorrência da pandemia da covid-19."

O colegiado concluiu que, considerando que a lei impõe a harmonização entre o princípio da celeridade processual e da preservação da empresa, não seria razoável autorizar a penhora de quase 1/3 da receita obtida mensalmente pela pessoa jurídica com a venda de seus produtos e serviços, pois o alto montante poderia comprometer a manutenção do capital de giro necessário à manutenção do estabelecimento.

"Portanto, em relação ao quantum, tem-se por razoável a redução da penhora de 30% para 10% sobre o faturamento líquido mensal da agravante, para não comprometer a solvabilidade da devedora."

Os desembargadores, por fim, reduziram a penhora a 10% do faturamento líquido mensal da empresa.

Os advogados Vitor Krikor Gueogjian e Artur Ricardo Ratc da banca Ratc & Gueogjian Advogados atuam pela empresa. 

Leia a decisão.

---------

t

----------

t

 

Patrocínio

Patrocínio Migalhas