MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. REIS lança Guia de Comunicação Inclusiva
Lançamento

REIS lança Guia de Comunicação Inclusiva

Publicação tem o objetivo de incentivar profissionais de comunicação a adotar práticas que alcancem as pessoas com deficiência em todos os seus canais.

Da Redação

terça-feira, 13 de abril de 2021

Atualizado às 09:16

A REIS - Rede Empresarial de Inclusão Social reuniu, em uma única publicação, orientações e soluções para que todas as mensagens divulgadas em diferentes canais de mídia alcancem todas as pessoas. O Guia REIS de Comunicação Inclusiva e Acessível apresenta as soluções adotadas nas empresas e percorre temas sobre os desafios de implantar métodos e processos de comunicação inclusiva, dentro do ambiente de trabalho.

 (Imagem: Divulgação)

(Imagem: Divulgação)

A ideia de reunir os aspectos que envolvem a questão da comunicação inclusiva e acessível em uma publicação surgiu das discussões dentro do grupo de profissionais de comunicação das empresas do grupo diretor da REIS, e foram trazidas por pessoas que lidam diretamente com os desafios diários de tornar a comunicação acessível para as pessoas com deficiência.

Além das orientações técnicas e de comportamento, sobre o que eliminar do vocabulário, o guia foi baseado em cases de sucesso das empresas do grupo diretor: Accenture; ArcelorMittal, Atento, Carrefour; EY, JLL, Microsoft, Natura, Raia Drogasil, Serasa Experian, Sodexo, TozziniFreire Advogados e Vivo, que implantaram processos de comunicação acessível e inclusiva em diferentes modalidades e conseguiram melhorar o dia a dia dos seus funcionários com deficiência. O guia também traz depoimentos de muitas pessoas com deficiência em suas trajetórias profissionais e o quanto a comunicação acessível contribui para sua autonomia.

Outros aspectos abordados na publicação incluem questões históricas de exclusão social da pessoa com deficiência, tipos de deficiência e capacitismo. Orienta sobre recursos de acessibilidade em mídias e plataformas digitais, assim como design inclusivo e descrição de imagem.

"No Brasil, mesmo com informações ainda imprecisas, temos entre 15 milhões e 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Se formos adotar o menor número, já representa uma população gigantesca. É primordial incentivar e apoiar iniciativas de comunicação inclusiva e acessível. Todas as pessoas, inclusive as pessoas com deficiência, se relacionam e se comunicam de maneiras diferentes. São profissionais, estudantes, empreendedores, consumidores, enfim, cidadãos que têm o direito à informação", ressalta Ivone Santana, secretária executiva da REIS e coordenadora do projeto do Guia.

A edição do Guia REIS de Comunicação Inclusiva e Acessível é gratuita e está disponível, clique aqui.


t