MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Fux manda AGU e PGR se manifestarem em ação contra lei anticrime
Controle de Constitucionalidade

Fux manda AGU e PGR se manifestarem em ação contra lei anticrime

A alteração no CPP entrou em vigor no ano passado e prevê a autorização para execução provisória de penas superiores a 15 anos.

Da Redação

terça-feira, 20 de abril de 2021

Atualizado às 14:00

O presidente do STF, ministro Luiz Fux, deu prazo de 10 dias para que Bolsonaro apresente informações acerca de alteração introduzida pela lei anticrime - aquela que permite execução provisória da pena quando a condenação criminal, prolatada no contexto do Tribunal do Júri, estabelecer pena igual ou superior a 15 anos de reclusão.

 (Imagem: Fellipe Sampaio /SCO/STF)

(Imagem: Fellipe Sampaio /SCO/STF)

A ação foi proposta pela Abracrim - Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas, representada pelo advogado Cezar Bitencourt contra a alteração introduzida pela lei 13.964/19, que autorizou a execução provisória da pena de prisão superior a 15 anos de reclusão. O teor do dispositivo consta dessa maneira:

"Art. 492. Em seguida, o presidente proferirá sentença que: I - no caso de condenação: e) mandará o acusado recolher-se ou recomendá-lo-á à prisão em que se encontra, se presentes os requisitos da prisão preventiva, ou, no caso de condenação a uma pena igual ou superior a 15 (quinze) anos de reclusão, determinará a execução provisória das penas, com expedição do mandado de prisão, se for o caso, sem prejuízo do conhecimento de recursos que vierem a ser interpostos;"

Para a entidade, é necessário "evitar a insegurança jurídica com a vigência de dispositivo legal que afronta, diretamente, a ordem constitucional" e para que não se fique "à mercê de apreciação aleatória dos tribunais estaduais ou federais e mesmo dos juízos de primeiro grau".

Veja a decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas