MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Resultado do sorteio da obra "Contrato de Opção de Compra e de Venda de Participação Societária"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Contrato de Opção de Compra e de Venda de Participação Societária"

Trata-se de instrumento adequado para que as partes contratantes modelem seus interesses, permitindo uma solução mais eficaz de impasses.

Da Redação

segunda-feira, 26 de abril de 2021

Atualizado às 09:06

A obra "Contrato de Opção de Compra e de Venda de Participação Societária" (Livraria do Advogado - 168p.), de André Estevez, sócio da banca Estevez Advogados, trata do contrato de opção de compra e de venda de participação societária, sob a perspectiva do controle do instrumento contratual através de sua função, autonomia privada e normas de ordem pública. Desta forma, observaram-se as normas cogentes presentes na sociedade anônima fechada para estudar o pacto como potencial negócio jurídico indireto para contornar as vedações constantes  no ordenamento jurídico para o referido tipo societário. 

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

Este estudo foi dividido em três partes. O primeiro capítulo, foi dedicado a criar as linhas essenciais do contrato de opção de compra e de venda de participação societária, delimitando as suas características e os seus usos.

O segundo capítulo, prestou-se a esclarecer os valores presentes no ordenamento jurídico e que tem relação com as soluções de casos concretos, como finalidade, função, boa-fé, abuso do direito, teoria institucionalista, autonomia da e normas de ordem pública.

Após analisar a relação teórica entre função, autonomia privada e normas de ordem pública, partiu-se para o último capítulo, em que se realiza estudo de casos tendentes a demonstrar a confirmação da análise teórica e as exceções justificadamente admissíveis, com suporte nas premissas de cada hipótese. 

Sobre o autor:

André Estevez é sócio da banca Estevez Advogados. Professor de Direito Empresarial na PUC/RS. Doutor em Direito Comercial pela USP. Mestre em Direito Privado pela UFRGS. Diretor Executivo da Câmara de Arbitragem da FEDERASUL. Autor de livros e artigos científicos.

__________

Ganhadores:

Desirrê Amaral Bezerra, de Brasília;

Ivan Ferreira Gomes Neto, de Recife/PE; e

Paulo Benedito Lazzareschi, de SPt