MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Ministro do STJ determina remição de pena a homem aprovado no Encceja
Penal

Ministro do STJ determina remição de pena a homem aprovado no Encceja

Rogerio Schietti Cruz considerou o precedente fixado pela 3ª seção do STJ.

Da Redação

sexta-feira, 30 de abril de 2021

Atualizado às 09:52

Por considerar que a aprovação no Encceja - Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos ou no Enem - Exame Nacional do Ensino Médio tem o condão de ensejar a remição da pena, o ministro do STJ Rogerio Schietti Cruz determinou que sejam refeitos os cálculos para diminuição da pena a um apenado que foi aprovado nos exames educacionais.

 (Imagem: Rafael Luz/STJ)

(Imagem: Rafael Luz/STJ)

O caso chegou ao STJ após o TJ/ES ter mantido a remissão da pena de 67 dias, nos moldes da resolução 3/10 do CNE - Conselho Nacional de Educação. No recurso, a defesa do homem alegou que a quantidade de dias deveria ser maior, considerando o que trata a recomendação 44/13 do CNJ quanto ao tempo computado. A norma apresenta a possibilidade de remição por aprovação em exame de certificação de conclusão de ensino médio/fundamental.

"Em conformidade com o precedente da Terceira Seção, na hipótese de o apenado realizar estudos por conta própria e lograr, com isso, a aprovação no ENCEJJA, adotar-se-á, para o cálculo da remição prevista na Recomendação n. 44/2013 do CNJ, 1.600h ou 1.200h, o que corresponde a 50% da carga horária definida legalmente para os ensinos fundamental e médio. Esse total, dividido por 12 (133 ou 100 dias), orientará a declaração do benefício, a depender da aprovação total ou parcial das áreas de conhecimento e, ainda, do acréscimo de 1/3, nos termos do § 5º, do art. 126, da Lei de Execuções Penais, em caso de conclusão certificada do curso", destacou Schietti na decisão.

Conforme o advogado do apenado, David Metzker, especialista em Direito Criminal e sócio da Metzker Advocacia, a decisão prestigia quem busca a ressocialização por meio dos estudos.

"É uma decisão que vem premiar aquele que mesmo em condições totalmente desfavoráveis e insalubres, mantém o estímulo em estudar, se esforçando, mesmo sem acompanhamento, buscando a ressocialização. Ao conceder o direito a remição de 1.600 horas ou 1.800 horas, primeiro nos casos de Enem e o segundo no caso de Encceja, impactará na superlotação dos presídios, pois alcançará de forma mais célere a progressão de regime."

Entendimento do STF

Em recente decisão, a ministra do STF Cármen Lúcia aplicou a cinco habeas corpus a orientação da 2ª turma para que a remição de pena por aprovação no Encceja tenha como base de cálculo 1.600 horas para o ensino fundamental e 1.200 horas para o ensino médio ou educação profissional técnica. Essa carga horária corresponde a 50% da definida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394/96).

Na decisão, a ministra considerou a necessidade de se valorizar a remição da pena, "para que o reeducando aprovado no Encceja acredite que o erro pode ser superado e que há a possibilidade de uma vida diferente a partir da educação".

Confira a decisão.

______

t

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...