MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Maioria da 1ª turma do STF nega HC a ex-governador do DF
Falsidade ideológica

Maioria da 1ª turma do STF nega HC a ex-governador do DF

O então governador José Roberto Arruda teria inserido informações falsas em quatro declarações para justificar o recebimento de dinheiro de Durval Barbosa Rodrigues, delator do esquema de corrupção revelado pela operação Caixa de Pandora.

Da Redação

terça-feira, 4 de maio de 2021

Atualizado às 17:34

Nesta terça-feira, 4, quatro ministros da 1ª turma do STF negaram HC a ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda, acusado de falsidade ideológica. O julgamento foi suspenso por pedido de vista do ministro Toffoli.

 (Imagem: Sergio Lima Folhapress)

(Imagem: Sergio Lima Folhapress)

Segundo a denúncia do MP/DF, no dia 28 de outubro de 2009, o então governador inseriu informações falsas em quatro declarações para justificar o recebimento de dinheiro de Durval Barbosa Rodrigues - ex-secretário de Relações Institucionais do DF e delator do esquema de corrupção revelado pela operação Caixa de Pandora. 

Em 1º grau, Arruda foi condenado à pena de três anos, dez meses e 20 dias de reclusão, em regime semiaberto. Contudo, o TJ/DF reduziu a pena para dois anos e 11 meses de reclusão, em regime aberto - substituída por penas restritivas de direitos. Em agosto de 2020, a 5ª turma do STJ manteve a condenação imposta pelo Tribunal do DF.

1ª turma

O ministro Marco Aurélio, relator, indeferiu a ordem diante da natureza do crime. "O que se apurou e constatou mediante a prova produzida foi a falsificação dos documentos", observou. Segundo o ministro, tal crime é formal e autônomo. 

No mesmo sentido, votaram os ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso e a ministra Rosa Weber sob o fundamento de que a 1ª e a 2ª instâncias convergiram na condenação pelo crime de falsidade de ideológica. Os ministros corroboraram o fato de o ex-governador aparecer em vídeo recebendo dinheiro e elaborar recibos de falsas doações com datas retroativas, com o objetivo de tentar justificar o recebimento dos valores.

 

Patrocínio

Patrocínio

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...