MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Juiz afasta agravante e restabelece registro profissional de biomédico
Profissão

Juiz afasta agravante e restabelece registro profissional de biomédico

Profissional teve registro cancelado por supostas ofensas a colega de profissão.

Da Redação

quinta-feira, 6 de maio de 2021

Atualizado às 15:27

O juiz Federal substituto Caio José Bovino Greggio, da 21ª vara Cível de SP, determinou a anulação de ato administrativo que cancelou registro profissional de um biomédico. Profissional teve registro cancelado por supostas ofensas a colega de profissão, mas o magistrado afastou as agravantes.

 (Imagem: Pixabay)

(Imagem: Pixabay)

O biomédico foi condenado administrativamente pela infração constante do art. 4º, III, X e XI c.c. art. 5º, III, VI e IX e art. 13, III, todos do Código de Ética da Profissão de Biomédico, outrora vigente. Foi condenado, ainda, pelo cometimento de infração disciplinar constante do art. 15, XI, XII, XIII, XIV e XV, do mesmo Codex.

O profissional requereu a suspensão do cancelamento do seu registro profissional e a anulação do ato administrativo alegando que o cancelamento se deu por supostas ofensas à honra de colega de profissão, que não aconteceu, razão pela qual não pode o ato administrativo permanecer inalterado.

Ao analisar o caso, o magistrado ressaltou que a grande maioria das agravantes do cancelamento foram afastadas em sentença, quando do julgamento da ação de indenização movida pelo outro profissional.

Para o magistrado, não houve a intenção do profissional de ofender a conduta pessoal do colega de profissão, mas tão somente apontar irregularidades na gestão.

“Restam afastadas a agravante relativa à má-fé e, por via de consequência, a de não terem sido adotadas providências para evitar o sanar o ato e as consequência para a pessoa humana, já que não se vislumbrava a ilicitude da conduta.”

Dessa forma, julgou procedente a ação determinando que seja anulado o ato administrativo de cancelamento do registro profissional.

O advogado José Eduardo Louza Prado atua no caso.

Veja a decisão.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...