MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Abertas inscrições para o I Congresso de Direito Internacional Privado
Evento

Abertas inscrições para o I Congresso de Direito Internacional Privado

Evento acontece de 5 a 9/7.

Da Redação

segunda-feira, 10 de maio de 2021

Atualizado às 08:34

De 5 a 9/7 acontece o "I Congresso de Direito Internacional Privado (DIPrBrasil)", tendo como tema principal as "Interfaces do Direito Internacional Privado como outros ramos do Direito". Organizado a partir da Faculdade de Direito da USP, o evento tem a coordenação geral do professor Titular da USP, Gustavo Ferraz de Campos Monaco, com promoção do Departamento de Direito Internacional e Comparado da Faculdade de Direito da USP e apoio do Instituto de Direito Internacional e Relações Internacionais (IDIRI) e do escritório Lee, Brock, Camargo Advogados (LBCA), além de outras instituições. As inscrições para o congresso virtual estão abertas até o dia 2/7, clique aqui

 (Imagem: Divulgação)

(Imagem: Divulgação)

"A ideia do encontro internacional é permitir que estudantes de graduação e pós-graduação (Mestrado e Doutorado) da área de Direito Internacional aprofundem seus conhecimentos em Internacional Privado, além de apresentarem suas pesquisas ao público", explica Monaco.

Entre os palestrantes confirmados estão: Carmem Tibúrcio (UERJ), Cláudia Lima Marques (UFRGS), Cláudia Perrone-Moisés (USP), Dário Moura Vicente (Universidade de Lisboa), Paulo Borba Casella (USP), Roberta Clerici (Universidade de Milão), Rui Manuel Moura Ramos (Universidade de Coimbra), Otávio Luiz Rodrigues Jr. (USP), Nadia de Araujo (PUC-RJ) e George Galindo (UnB). Diariamente serão realizados três painéis on-line: às 9h30 (conferência com painelistas convidados), 14h (apresentação dos trabalhos inscritos), 18h (sessão de debates com autores de livros de direito internacional).

A submissão dos trabalhos pode ser feita até 16/5, até as 23h59, nas categorias - Pesquisador júnior (graduandos e graduados em cursos de Direito), Pesquisador pleno (mestrandos, Mestres e Doutorandos em Direito), Pesquisador Sênior (Doutores em Direito), podendo-se escolher entre nove áreas ligadas ao Direito Internacional Privado, como previsto no edital, disponível do no site do Congresso

O Comitê Executivo, que fará a organização do sistema peer review dos trabalhos inscritos, é composto por Solano de Camargo (LBCA), Raquel Botelho Santoro (USP), Kim Modolo Diz (USJT) e Amanda Cunha e Mello Smith Martins (USP). Os trabalhos selecionados serão publicados em formato e-book, com possibilidade de impressão sob demanda. Segundo o sócio fundador da LBCA, Solano de Camargo, as pesquisas que serão apresentadas durante o Congresso reúnem algumas das mais modernas investigações acadêmicas envolvendo o Direito Internacional Privado e refletem novas tendências.

Também podem se inscrever os autores de livros sobre Direito Internacional e áreas afins, publicadas entre 2017 e 2021, mas não serão aceitos livros em coautoria. Mais informações, inscrição e acesso ao edital, clique aqui.

t