MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Uso de cloroquina é decidido entre médico e paciente, diz juiz
Covid-19

Uso de cloroquina é decidido entre médico e paciente, diz juiz

Magistrado negou liminar que buscava proibir o município de Joinville de divulgar ações a favor do "tratamento precoce" da covid-19.

Da Redação

quinta-feira, 13 de maio de 2021

Atualizado às 12:06

O juiz de Direito Roberto Lepper, da 2ª vara da Fazenda Pública de Joinville/SC, negou liminar em ação popular ajuizada por um grupo de pessoas que solicitava a proibição do município de Joinville em divulgar ações a favor do "tratamento precoce" da covid-19. "A prescrição medicamentosa é sempre do médico, não do paciente, a quem cabe aceitar (ou não) receber o(s) fármaco(s) prescrito(s)", disse o magistrado.

 (Imagem: Divulgação)

(Imagem: Divulgação)

No processo, os autores buscavam deferimento para que a prefeitura local se abstenha de divulgar, por qualquer meio, que o uso dos fármacos hidroxicloroquina e ivermectina seja eficaz, bem como para que seja proibida de distribuir, utilizar e/ou adquirir os referidos medicamentos na rede pública de saúde.

O magistrado, em sede de liminar, negou o pleito. "Apesar de não terem eficácia comprovada no tratamento de quem foi infectado por coronavírus, o Ministério da Saúde deixou a critério dos médicos a escolha em prescrever os fármacos hidroxicloroquina e ivermectina", explica o magistrado.

Em sua decisão, Lepper citou que a disponibilização dos medicamentos é padronizada pelo ministério da Saúde e sua aquisição, segundo o município, é feita diretamente pela União.

"Não há ilegalidade ou irregularidade no fato do município de Joinville seguir as diretrizes emanadas do Ministério da Saúde, ainda mais quando isso vem ao encontro de orientação médica, com o paciente cientificado dos efeitos colaterais e da tão propalada possível ineficácia desse tratamento. A prescrição medicamentosa é sempre do médico, não do paciente, a quem cabe aceitar (ou não) receber o(s) fármaco(s) prescrito(s). Além disso, a distribuição das drogas não é franqueada a todos, sendo necessária a exibição de receituário médico para a retirada dos remédios na Farmácia Escola."

Parecer do Conselho Federal de Medicina anexado aos autos, destaca Lepper, reforça que "a prescrição dos referidos remédios fica a critério do médico assistente, em decisão compartilhada com o paciente, sendo ele obrigado a relatar ao doente que não existe até o momento nenhum trabalho que comprove o benefício do uso da droga para o tratamento da Covid-19, explicando os efeitos colaterais possíveis e obtendo o consentimento livre e esclarecido do paciente ou dos familiares, quando for o caso".

O magistrado conclui que "seja como for, nada vi que me convença" que o município de Joinville queira, por qualquer dos seus representantes ou interlocutores, incentivar a população joinvilense a valer-se desse tratamento no enfrentamento da covid-19.

Leia a decisão.

Informações: TJ/SC.

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas