MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. STF anula lei do RJ que proíbe venda de combustível fora de postos
Competência

STF anula lei do RJ que proíbe venda de combustível fora de postos

Por maioria, os ministros entenderam que a matéria disposta pela lei estadual 9.023/20 usurpa competência privativa da União para legislar sobre energia.

Da Redação

terça-feira, 18 de maio de 2021

Atualizado às 09:15

Por 9x2, os ministros do STF, em plenário virtual, decidiram que é inconstitucional a lei 9.023/20 do RJ, que veda a prestação de serviços de abastecimento de veículos fora dos postos de combustível.

De acordo com a relatora, ministra Cármen Lúcia, a jurisprudência do Supremo se consolidou no sentido de ser competência legislativa e administrativa da União quando a temática envolva predominância de interesse nacional, como é o caso da energia.

 (Imagem: Fernando Calzzani/Photo Press/Folhapress)

(Imagem: Fernando Calzzani/Photo Press/Folhapress)

O caso

O PL - Partido Liberal ajuizou uma ADIn com pedido de liminar, contra lei do Estado do Rio de Janeiro que veda a prestação do serviço de abastecimento de veículos fora dos postos de gasolina. Em caso de descumprimento, a lei estadual 9.023/20 prevê a aplicação de multas e o cancelamento da inscrição estadual do infrator, à exceção das pessoas jurídicas que tenham licença para abastecimento da própria frota e para os casos de pane seca.

Na ação, o partido argumentou que, ao editar a norma referente à comercialização de combustíveis, o legislador estadual invadiu a competência legislativa atribuída à União (artigo 22, inciso IV, da Constituição Federal) para legislar sobre energia, o que só poderia ocorrer se houvesse autorização por lei complementar.

Também apontou invasão da competência da União para estabelecer normas gerais, pois, como a forma de execução do abastecimento dos veículos é matéria de interesse geral (e não apenas estadual ou local), deve ser tratada de modo uniforme em todo o território nacional.

Segundo o PL, as atividades relacionadas com o abastecimento nacional de combustíveis são objeto da Política Energética Nacional, afetas à regulação e à autorização da ANP - Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, autarquia federal, criada por lei editada pela União, o que torna "absolutamente inadequada" a edição de ato normativo por Estados ou municípios para tratar de da matéria.

Relatora

Em seu voto, a ministra Cármen Lúcia considerou que a jurisprudência da Suprema Corte se consolidou no sentido de ser competência legislativa e administrativa da União quando a temática envolva predominância de interesse nacional.

A ministra considerou que a legislação estadual impugnada teria o propósito de coibir a atividade de "delivery de gasolina e etanol". De acordo com S. Exa., para os efeitos de controle de constitucionalidade, o que se há de analisar e julgar não é o propósito de legislador, mas a compatibilidade da norma legislada com o paradigma constitucional arguido.

"A dizer, no caso em exame, deve se verificar se a legislação fluminense teria ingressado em competência privativa da União para legislar sobre energia, tema que precisa de uniformização geral pela predominância do interesse nacional e preservação do pacto federativo."

A relatora considerou que inexiste lei complementar editada pela União autorizando os Estados a regular matérias específicas sobre o tema em análise na ADIn.

"É inconstitucional norma estadual pela qual usurpada a competência privativa da União para legislar sobre energia e por ela inaugurada regulamentação paralela e contraposta à legislação federal existente, por ofensa ao que se dispõe no inc. IV do art. 22 da Constituição da República."

Por essas razões, a ministra votou por julgar procedente a ADIn e declarar a inconstitucionalidade da lei 9.023/20 do RJ.

Os ministros Alexandre de Moraes, Rosa Weber, Nunes Marques, Luís Roberto Barroso, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Luiz Fux acompanharam a relatora.

Divergência

O ministro Marco Aurélio inaugurou a divergência que foi acompanhada por Fachin. Para o decano, o texto constitucional não impede a elaboração de legislação estadual ou distrital que, preservando o núcleo relativo às normas gerais editadas pelo Congresso Nacional, venha a complementá-las e não as substituir, na forma da jurisprudência da Corte.

"Os preceitos impugnados, ao preverem vedação a prestação de serviço, estabelecendo penalidade ante descumprimento, veiculam disciplina atinente à proteção do consumidor. Com o diploma, buscou-se potencializar, no âmbito regional, mecanismo de tutela da dignidade do consumidor - artigo 2º da lei 8.078, de 11 de setembro de 1990. Divirjo da Relatora, para julgar improcedente o pedido."

Patrocínio

Patrocínio Migalhas