MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Mayra Pinheiro poderá ficar em silêncio na CPI sobre caos em Manaus
CPI da Covid

Mayra Pinheiro poderá ficar em silêncio na CPI sobre caos em Manaus

O ministro Lewandowski, do STF, entendeu que é direito da secretária não prestar informações sobre os fatos em que figura como ré em ação de improbidade administrativa.

Da Redação

sábado, 22 de maio de 2021

Atualizado às 10:32

O ministro Ricardo Lewandowski, do STF, autorizou que a secretária de gestão do trabalho e da educação na saúde do ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, fique em silêncio na CPI da Covid-19, caso seja questionada sobre o caos que acometeu o Estado do Amazonas entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021, que levou à falta de oxigênio nos hospitais.

 (Imagem: Reprodução/Facebook)

(Imagem: Reprodução/Facebook)

O ministro havia negado o primeiro pleito de silêncio feito pela secretária, conhecida como "capitã cloroquina". A defesa recorreu da decisão sob a alegação de que, assim como o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, ela também é investigada em ação de improbidade administrativa.

Por essas razões, Mayra pediu que fosse estendido a ela os efeitos da decisão favorável ao ex-ministro, para proibir "quaisquer constrangimentos físicos ou morais, em especial ameaças de prisão ou de processos, caso esteja atuando no exercício regular dos direitos acima explicitados".

Ao decidir, o ministro rememorou o que assentou em decisão anterior do mesmo HC, na qual disse "que a paciente tem o dever de pronunciar-se amplamente sobre a sua atuação na secretaria, observando, por evidente, o direito que lhe assiste à não autoincriminação, o que, há de muito, já vem sendo consagrado pela jurisprudência desta Suprema Corte".

Contudo, diante das alegações e dos documentos apresentados, Lewandowski esclareceu que assiste à secretária o direito de permanecer em silêncio quanto aos fatos ocorridos no período compreendido entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021, objeto da ação de improbidade administrativa mencionada, em que figura como ré.

Quanto ao mais, o ministro ordenou que ela Mayra se pronuncie sem reservas, especialmente acerca de sua atuação na secretaria de gestão do trabalho e da educação em saúde, vinculada ao ministério da Saúde, bem como sobre os demais fatos que vierem a ser questionados pelos parlamentares.

Leia a decisão.

---------

t

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...