MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Hospital indenizará auxiliar de enfermagem destratada por supervisora
Trabalhista

Hospital indenizará auxiliar de enfermagem destratada por supervisora

Ela foi excluída de festividades e confraternizações, era a última a poder pedir folga e acabava ficando com os pacientes mais graves e complicados.

Da Redação

terça-feira, 1 de junho de 2021

Atualizado em 2 de junho de 2021 07:02

Uma auxiliar de enfermagem será indenizada pelo hospital em que trabalhava, por danos morais, após sua supervisora hierárquica tratá-la de forma diferente dos demais colegas. Ela foi excluída de festividades e confraternizações, era a última a poder pedir folga e acabava ficando com os pacientes mais graves e complicados. A decisão é do juiz do Trabalho Alexandre Knorst, de SP.

 (Imagem: Pixabay)

(Imagem: Pixabay)

Na ação trabalhista, a funcionária fez diversos pedidos, dentre eles a indenização por assédio moral decorrente das atitudes de sua superior hierárquica.

Segundo testemunhas, a supervisora a tratava de forma diferente dos demais colegas e de forma persecutória. A auxiliar de enfermagem foi excluída de festividades e confraternizações, amigo secreto, aniversariante do mês e era a última a ter acesso para poder pedir folga.

Além disso, a funcionária, na hora da divisão dos pacientes, acabava ficando com os casos mais graves e complicados.

No entendimento do juiz, o assédio moral no trabalho ocorre quando empregados são expostos, com frequência, a situações humilhantes e constrangedoras diante de outros colegas e/ou superiores.

"Pode se dar de diversas maneiras, tais como exercer uma vigilância excessiva, isolar um empregado do grupo, não lhe repassar trabalho algum, exigir tarefas alheias à sua função com intuito punitivo ou zombar de alguma característica pessoal."

Para o magistrado, ficou comprovado o dano à integridade psíquica da autora, fazendo jus à percepção de indenização por danos morais.

O valor foi fixado em R$ 10 mil. Além disso, a funcionária também garantiu outros direitos trabalhistas.

A decisão foi mantida em 2ª instância e no TST.

A banca Gimenes & Gonçalves Sociedade de Advogados atua na causa.

Veja a decisão.

_____

t

 

 

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...