MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. CQS/FV Advogados inaugura área de Direito Penal Empresarial
Nova área

CQS/FV Advogados inaugura área de Direito Penal Empresarial

O novo departamento faz parte do projeto de expansão da banca.

Da Redação

sexta-feira, 11 de junho de 2021

Atualizado às 09:09

O escritório CQS/FV - Cesnik, Quintino, Salinas, Fittipaldi e Valerio Advogados amplia o portfólio e passa a atuar, a partir de junho, na área de Direito Penal Empresarial.

O novo departamento faz parte do projeto de expansão iniciado com a entrada dos sócios José Maurício Fittipaldi, Ygor Valerio e Felipe Senna em dezembro de 2020, quando o escritório também mudou sua nomenclatura e passou a contar com uma atuação mais forte no setor de tecnologia.

Segundo o sócio fundador, Fabio Cesnik, "o escritório sempre cresceu de forma ordenada, com foco na necessidade dos clientes. E, sem dúvidas, a criação da área de Direito Penal Empresarial reflete este momento e faz parte de um movimento que acompanha os setores de mídia, entretenimento e tecnologia com as recentes mudanças de mercado que temos acompanhado".

Toda a cadeia produtiva destes setores tem se adaptado muito rapidamente à nova realidade, com players nacionais e internacionais migrando para serviços de streaming, vídeo on demand (VoD), internet das coisas (IoT), wearables, carteiras digitais, novos meios de pagamento e outras tecnologias disruptivas.

Este novo cenário exige uma estrutura jurídica forte e capaz de atender a essa complexidade. O que traz também novos desafios, como os crimes digitais incluindo pirataria, fraudes on-line, phishing, vazamento, sequestro e roubo de dados, entre outros, além de assuntos relacionados à nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Estima-se que os crimes digitais causem prejuízos bilionários às empresas.

Ygor Valerio, sócio responsável pela nova prática, reforça que "é o momento exato para lançarmos a área, considerando que já atendíamos clientes em crimes digitais e outros casos relacionados, como combate à pirataria digital".

Felipe Senna complementa que "o CQS/FV não é iniciante em Direito Penal, mas restringia sua atuação a demandas pontuais de clientes que conheciam mais de perto nossa atuação neste tema. Agora, passaremos a oferecer um serviço robusto, que já nasce com experiência em casos complexos de aspectos criminais relevantes".

Além do trabalho voltado para crimes digitais, o escritório também ampliou sua atuação em Direito Criminal geral, com a contratação da criminalista Marjori Ferrari.

 (Imagem: Divulgação)

(Imagem: Divulgação)

A equipe soma ampla expertise na área de mídia e tecnologia ao conhecimento técnico do mercado para oferecer assessoria sem igual no combate de crimes cibernéticos e pirataria tanto em casos consultivos quanto contenciosos, atuando tanto de forma preventiva quanto reativa, além da estruturação e implementação de projetos, adequações à legislação, acompanhamento de fiscalização e suporte a operações policiais investigativas.

Ygor Valerio é pós-graduado em Propriedade Intelectual pela FGV/SP, secretário-adjunto da Comissão de Direitos Autorais do Conselho Federal da OAB e Co-coordenador da Comissão de Estudos de Direito Autoral da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI), além de Conselheiro Titular do Conselho Nacional de Combate à Pirataria do Ministério da Justiça (CNCP) de 2015 a 2020. Altamente experiente nos setores audiovisual e tecnologia, possui 15 anos de experiência nos departamentos jurídicos de grandes empresas como Adobe, Microsoft, Nokia e instituições incluindo Motion Picture Association (MPA) e Antpirataria Cinema e Música (APCM).

Felipe Senna é membro do Comitê Antipirataria da ANCINE (Agência Nacional do Cinema), membro do board da Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA), do comitê antipirataria da OAB/SP e da Alianza Contra La Pirateria de Televisión Paga. Com 16 anos de carreira, dirigiu a área antipirataria da Fox Networks e da Sky Brasil. É especialista em Propriedade Intelectual, incluindo produção, licenciamento e proteção de softwares. Mestre (LL.M.) pela Beasley School of Law, Temple University Japan Campus, com foco em Propriedade Intelectual, Proteção de Conteúdo e Tecnologia; LL.M. em Direito Empresarial pela FGV e pós-graduado em crimes cibernéticos e contratos eletrônicos pela OAB.

Marjori Ferrari é advogada criminalista com sólida experiência de mais de 15 anos atuando tanto em demandas consultivas quanto contenciosas em reconhecidos escritórios. É pós-graduada em Direito Penal Econômico pelo Instituto de Direito Penal Econômico e Europeu (IDPEE) da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra em parceria com o Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM), em Direito Processual Penal pela Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo (FADISP) e em Direito Penal pela Escola Superior do Ministério Público de São Paulo (ESMP/SP).

A nova área de Direito Penal Empresarial trabalhará em sinergia com as demais áreas do escritório, oferecendo a mesma capacidade e excelência que são características do CQS/FV - Cesnik, Quintino, Salinas, Fittipaldi e Valerio Advogados.

"O potencial da área é tão grande que já estamos com diversas demandas de casos novos, mesmo antes da formalização da área para o mercado", completa Ygor Valerio.

t

Patrocínio

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...