MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Resultado do sorteio da obra "Candangos, Traços de Brasília"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Candangos, Traços de Brasília"

Qual Brasília você é? Conheça a história da capital brasileira, com o advogado Cezar Britto.

Da Redação

quarta-feira, 16 de junho de 2021

Atualizado às 09:37

O Brasil antes do nascimento de Brasília, a esperança de se construir uma cidade no Planalto Central, o complexo emaranhado de acontecimentos históricos que influenciaram na criação do projeto, a escolha do lugar, a arquitetura modernista e os personagens que marcaram a História da capital, são capítulos narrados em palavras engajadas por Cezar Britto, na obra "Candangos, Traços de Brasília" (RTM - 191p.).

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

A Semana de Arte Moderna de 1922, a Escola Nacional de Belas Artes, o projeto de Pampulha, a ideologia socialista, os preconceitos sociais. o pioneirismo de JK, o golpe civil-militar de 1964 e a ousadia de uma época são registrados como alicerces da cidade que nasceu no Planalto Central. 

A narrativa é contada através do olhar dual que tem persistido no Brasil, alterando-se - em cada época específica - os fatos que interferiram na formação da nova Capital, inclusive na rejeição carioca à perda de importância cultural e política na vida da República. 

Uma dessas dualidades marcantes tem relação com a disputa entre o conservadorismo que resistia à ideia de um Brasil modernista, desde a dicotomia do apego à cultura europeia, passando pela proposta de uma cultura que valorizasse a brasilidade e as coisas nacionais. 

Os dilemas e paradoxos que se projetam na Brasília atual - ainda confusa entre a modernidade inclusiva e o velho patrimonialismo brasileiro - são os cenários percorridos escolhidos para que os personagens indaguem: - Qual Brasília você é? 

Sobre o autor:

Cezar Britto é sergipano nascido na cidade de Propriá, formado em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). É advogado de várias entidades sindicais, movimentos populares e organizações não governamentais. É membro honorário vitalício da OAB. Autor de várias obras coletivas, artigos em revistas e sites especializados. 

__________

Ganhadora:

Maíra Bertoni Contó, de Laranjal Paulista/SP