MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Delegado será indenizado por boate após ser proibido de entrar armado
Danos morais

Delegado será indenizado por boate após ser proibido de entrar armado

Para magistrada, regimento interno da casa de shows não pode ser hierarquicamente superior a lei Federal.

Da Redação

segunda-feira, 14 de junho de 2021

Atualizado em 15 de junho de 2021 13:01

Casa de shows deverá pagar indenização por danos morais a delegado que foi impedido de entrar no local portando sua arma funcional. A decisão da juíza de Direito Ijosiana Cavalcante Serpa, da 24ª unidade do Juizado Especial de Fortaleza, considerou que o regimento interno da boate não pode ser hierarquicamente superior a lei Federal e que o delegado foi constrangido na frente de outros clientes.

 (Imagem: Reprodução)

Delegado é proibido de entrar em casa de shows armado e dá voz de prisão.(Imagem: Reprodução)

O delegado contou que se dirigiu à casa de shows para comemorar o aniversário de um amigo, quando foi impedido de ingressar portando sua arma funcional. Alegou que informou se tratar de um delegado de polícia, possuindo porte funcional instituído por lei, o que lhe permitia acesso à casa com sua arma, todavia sua entrada foi negada.

Segundo o delegado, a empresa passou a promover campanhas em suas redes sociais disseminando que bebida alcoólica e arma não combinam, fazendo alusão ao episódio e induzindo a ideia de que ele estaria sob efeito de álcool, quando estava completamente sóbrio.

Em contestação, os responsáveis pela casa de show alegaram que o delegado agiu arbitrariamente e de forma despreparada, relatando ser autoridade policial com a intenção de causar temor em relação aos colaboradores do pub. Contaram, ainda, que o delegado deu voz de prisão ao responsável pela empresa, o que demonstrou seu total desequilíbrio e despreparo para exercer o cargo de delegado de polícia.

A defesa alegou que, embora não houvesse resistência, o responsável foi ameaçado de ser algemado com um cinto, sendo conduzido no camburão da viatura, conforme vídeo registrado por presentes no local.

Regramentos legais

Ao analisar o caso, a magistrada ressaltou que, em que pese ser lícito que empresas privadas instituam normas de comportamento por meio de regulamentos internos, ao mesmo tempo que estão obrigadas a cumprir regramentos legais e normas impositivas das leis vigentes, não podendo, em tese, descumpri-las com se superiores a ela fossem.

"A Lei Ordinária Federal 10.826/03 seguiu o processo legislativo intrínseco a formação de normas federais, não existindo suspeita quanto a validade de tal dispositivo, de modo que não cabe ao proprietário da ré questionar sobre seu cumprimento, como se o seu estabelecimento fosse território inalcançável e isento do cumprimento legal, ou também, como se seu regimento interno fosse hierarquicamente superior à lei Federal."

A juíza ainda lembrou que o artigo 157 da lei estadual 12.124/93, a qual dispõe sobre o Estatuto da Polícia Civil, garante ao policial o livre ingresso em todas as casas de diversões e lugares sujeitos à fiscalização da polícia, bem como portar arma para sua defesa pessoal e da comunidade.

Para a julgadora, é fato claro e inquestionável que, fechar a porta de forma abrupta diante de uma cliente, que estava apto à entrada, quando não existia nenhuma evidência do mesmo estar sob efeito de bebida alcoólica, configura uma situação vexatória capaz de gerar o dever de indenizar, ainda mais quando a ação é praticada na entrada do local, diante de outros clientes que ali passavam.

"No que se refere a divulgação do ocorrido nas redes sociais, assiste razão ao promovente, posto que a hashtag impulsionada pela ré com os dizeres #bebidaearmanãocombinam, após o ocorrido com o autor, sugere a ideia de que o promovente teria consumido bebida alcoólica naquela ocasião."

Diante disso, julgou procedente o pedido para condenar a casa de shows a indenizar o delegado em R$ 15 mil por danos morais.

Para o advogado Leandro Vasques, do escritório Leandro Vasques & Vasques Advogados Associados, atuante no caso, a decisão deve ser aplaudida, uma vez que demonstra a serena e imparcial aplicação da lei e rechaça o abuso praticado pela empresa ao violar o direito e a imagem do delegado.

"Para além do caso concreto do delegado, a decisão ganha relevância para toda a categorial policial, na medida em que traduz o reconhecimento de uma prerrogativa legal àqueles que dedicam suas vidas para a proteção da sociedade e não podem ter seus direitos tolhidos pelo alvedrio abusivo de uma empresa particular."

  • Processo: 3000492-17.2020.8.06.0221

Veja a decisão.

________

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas