MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Advogado comenta repasse de dados cadastrais por operadoras de celular
ADIn

Advogado comenta repasse de dados cadastrais por operadoras de celular

Repasse de dados por operadora de telefonia sem decisão judicial é incompatível com CF, aponta especialista

Da Redação

sábado, 3 de julho de 2021

Atualizado às 08:32

O STF iniciou julgamento sobre repasse de dados cadastrais, por operadoras de celular, em investigações sobre tráfico de pessoas. Na ADIn 5.642, a Acel - Associação Nacional das Operadoras Celulares questiona o repasse, sem autorização judicial, a delegados de polícia e membros do Ministério Público. O julgamento, no entanto, foi suspenso por pedido de vista do ministro Nunes Marques. Sobre o caso, especialista opina que o repasse dos dados cadastrais de clientes, sem uma decisão judicial, é incompatível com a Constituição.

 (Imagem: Freepik)

Repasse de dados por operadora de telefonia sem decisão judicial é incompatível com CF, aponta especialista(Imagem: Freepik)

O relator do processo, ministro Edson Fachin, votou pela constitucionalidade da requisição de dados das empresas de telefonia, entendendo que a lei confere um poder necessário para limitar as violações graves que atentam contra a liberdade pessoal, e que se destina a permitir o resgate das vítimas.

O ministro Marco Aurélio divergiu, destacando que a Constituição Federal, ao prever a privacidade, não fez qualquer especificação acerca de quais dados seriam protegidos.  

Na análise do advogado Willer Tomaz, sócio do escritório Willer Tomaz Advogados Associados, o repasse dos dados cadastrais de clientes, sem uma decisão judicial escrita e fundamentada previamente, é incompatível com a Constituição Federal.

De acordo com o especialista é necessário que haja uma ordem judicial escrita e bem fundamentada para assegurar o respeito aos direitos e liberdades individuais mediante a demonstração da necessidade e da razoabilidade da medida.

"Não pode a lei outorgar à polícia ou ao Ministério Público os poderes das autoridades judiciárias, criando verdadeiros atalhos em substituição aos meios tradicionais de investigação e agigantando cada vez mais o sistema repressor em detrimento do indivíduo."

"O agigantamento dos órgãos de persecução penal é sempre um perigo aos direitos e liberdades individuais consagrados na Constituição, que, exatamente por isso, é clara em assegurar a privacidade e a inviolabilidade das comunicações telemáticas e também de dados, bem como a necessidade de ordem judicial escrita e fundamentada", ressalta Tomaz.

O julgamento está suspenso por pedido de vista do ministro Nunes Marques, e segue sem data definida para retornar ao plenário.

________