sábado, 31 de julho de 2021

MIGALHAS QUENTES

fechar

Cadastre-se para receber o informativo gratuitamente

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Presidente do IAB defende recuperação econômica sustentável, em congresso internacional
Recuperação econômica

Presidente do IAB defende recuperação econômica sustentável, em congresso internacional

O evento, que se estenderá até sexta-feira, 9/7, reúne representantes de diversos países. De acordo com a presidente do IAB, o cooperativismo possibilita alternativas às dificuldades para a criação de postos de trabalho.

quinta-feira, 8 de julho de 2021

A presidente nacional do IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros, Rita Cortez, integrou na última terça-feira, 6/7, a mesa virtual de abertura do Congresso Acadêmico Internacional de Direito Cooperativo, que está sendo realizado pela Associação Iberoamericana de Direito Cooperativo, Mútuo e da Economia Social e Solidária (AIDCMESS).

"O mundo está abalado economicamente pela crise provocada pela pandemia, sendo que no Brasil o número de desempregados cresce de forma expressiva", afirmou Rita Cortez. A advogada trabalhista acrescentou: "Este congresso foi construído com o objetivo de oferecer aos países caminhos para uma recuperação econômica pautada numa visão humanista e ambientalmente justa e sustentável, conforme orienta a Agenda 2030 da ONU".  

(Imagem: IAB)

(Imagem: IAB)

O evento, que se estenderá até sexta-feira, 9/7, reúne representantes de diversos países, como Colômbia, Equador, Cuba, Paraguai, Argentina e Porto Rico. De acordo com a presidente do IAB, o cooperativismo possibilita alternativas às dificuldades para a criação de postos de trabalho. "Neste momento político, social e econômico grave, com milhares de pessoas na informalidade, passando fome, as cooperativas podem ser uma boa alternativa para os trabalhadores desocupados ou que necessitem de uma nova colocação no mercado de trabalho", propôs. Segundo a advogada, "o cooperativismo é, hoje, uma realidade no Brasil e no mundo, e deve manter os seus alicerces na solidariedade e na mutualidade para que funcione como uma alavanca para o desenvolvimento econômico e social". 

O presidente da Comissão Nacional de Cooperativismo da OAB, Ronaldo Gaudio, membro efetivo do IAB, também integrou a mesa virtual de abertura, representando o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), Felipe Santa Cruz. Ronaldo Gaudio fará conferência sobre Estado, Direito Cooperativo e as novas instituições jurídicas, na quinta-feira, 8/7, às 18h, e participará no mesmo dia, às 20h30, dos debates no painel sobre Aplicação de arbitragem e mediação na resolução de conflitos em cooperativas

Nos quatro dias de evento, os painéis vão tratar de diversos temas, tais como O desenho de uma nova economia, A economia social e solidária e as novas coordenadas de discussão, O Estado, as políticas públicas e a economia social e solidária, Justiça social e orçamentos públicos, Os desafios do Direito Cooperativo no contexto atual e Regime jurídico do trabalho cooperativo.

_____

t

Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 7/7/2021 18:38