MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Prédio da Jacó Coelho Advogados é regido pela sustentabilidade
Retrofit

Prédio da Jacó Coelho Advogados é regido pela sustentabilidade

Sede do escritório em Goiânia foi transformado em um dos maiores empreendimentos sustentáveis de Goiás.

Da Redação

sexta-feira, 9 de julho de 2021

Atualizado às 07:17

Do antigo e ultrapassado ao novo e moderno. O Retrofit é o termo utilizado na engenharia e arquitetura para designar o processo de aproveitar uma estrutura já existente e que está fora de norma, e modernizá-la, inserindo todas as inovações tecnológicas e sustentáveis disponíveis no mercado. 

Assim foi a reforma do prédio que hoje abriga o escritório Jacó Coelho Advogados, um projeto inovador que transformou um edifício antes hoteleiro em um dos maiores empreendimentos sustentáveis de Goiás.

A obra, caracterizada como grandiosa por toda a equipe de colaboradores e fornecedores, tinha como principal objetivo tornar o prédio de mais de duas décadas em um escritório acolhedor e funcional onde todos quisessem estar e trabalhar. Foram 15 meses de trabalho e um resultado de excelência.

O empreendimento, caracterizado como smart building (edifício inteligente), atende todos os requisitos da sustentabilidade e da redução do impacto ambiental, e distribui em seus 6 andares, ambientes profissionais aconchegantes e inspiradores, no estilo open space. 

Dentre os espaços estão dois andares estilo co-working, salas de reuniões, diretoria, além de um auditório acústico, equipado com aparelhos modernos de última geração com estúdio de gravação. No 6º andar está o Rooftop, espaço intimista com capacidade para receber aproximadamente 150 pessoas para eventos sociais.  

Retrofit

Toda a estrutura de concreto do edifício foi preservada, sendo eliminadas as lajes duplas reduzindo o peso nas fundações, além de toda a prumada de incêndio, água e esgoto. No mais, houve a substituição por materiais modernos, inclusive o 6º pavimento (rooftop) que foi totalmente reconstruído.  

Importado

Assinado pelo escritório MTB Arquitetura, todo o projeto de modificação, detalhamento executivo, projeto de interiores incluíram empresas e profissionais que buscaram por produtos ainda não utilizados em Goiânia ou mesmo na escala de um escritório, tais como baffle da cobertura em forma de ondas, iluminação em pixels de LED para a fachada que "dança" conforme a música.  

Sustentabilidade

Dentro dos padrões sustentáveis, a obra fez o aproveitamento de estruturas existentes, prumadas de água, esgoto e combate de incêndio o que diminuiu a emissão de gás carbônico. O ar-condicionado garante eficiência energética, controle e qualidade do ar ambiente. A iluminação também possui eficiência energética além da preocupação com a potência da lâmpada, também foi considerada a quantidade de lumens.

Os vidros são laminados com controle solar, fazendo 30% da reflexão do calor e 54,4% de absorção do calor, além da proteção dos raios UV. As louças e metais possuem economizadores de água, a exemplo dos vasos sanitários que economizam até 30% a mais de água do que os anteriores. Ainda as torneiras regulam a vazão. Nos ambientes, o sensor de presença ultra-sônico com economia de energia. 

Todas as empresas envolvidas foram escolhidas por sua preocupação sustentável, com a origem do produto fornecido além da responsabilidade sustentável.

 (Imagem: Divulgação)

(Imagem: Divulgação)

 

 (Imagem: Divulgação)

(Imagem: Divulgação)

 (Imagem: Divulgação)

(Imagem: Divulgação)

 (Imagem: Divulgação)

(Imagem: Divulgação)

 (Imagem: Divulgação)

(Imagem: Divulgação)

 

 

t