sexta-feira, 6 de agosto de 2021

MIGALHAS QUENTES

fechar

Cadastre-se para receber o informativo gratuitamente

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. FGV Direito Rio lança duas cartilhas para orientar trabalhadores das plataformas digitais
Cartilhas

FGV Direito Rio lança duas cartilhas para orientar trabalhadores das plataformas digitais

As publicações, que são fruto da pesquisa "Uberização e o trabalho em plataformas digitais de entrega", estão disponíveis na internet

quarta-feira, 14 de julho de 2021

A FGV Direito Rio lança duas cartilhas direcionadas aos trabalhadores de plataformas digitais, como Uber eats e iFood. São elas: "Organizações que oferecem ajuda para os entregadores de aplicativos" e "Cartilha direcionada às organizações de entregadores de aplicativo com propostas de auxílio para esses trabalhadores".

O material é fruto do projeto Field Project realizado por alunos de graduação da FGV Direito Rio que se chama "Uberização e o trabalho em plataformas digitais de entrega". O objetivo era compreender o perfil do trabalhador de plataformas digitais de entrega e as condições em que têm se dado seu trabalho.

(Imagem: Divulgação)

(Imagem: Divulgação)

O Field realizou pesquisa sobre as condições de trabalho em plataformas digitais de entrega, por meio de um questionário no Google Forms. Como resultado, observou-se que 79,6% dos trabalhadores afirmaram não conhecer nenhuma organização que ofereça ajuda aos entregadores. Com base nessa demanda, os alunos e alunas preparam o material "Organizações que oferecem ajuda para os entregadores de aplicativos".

Esse questionário também buscou entender as reinvindicações de melhorias desses trabalhadores, constando demandas da categoria como o aumento no valor recebido nas entregas; fim do bloqueio injustificado pelo aplicativo; e carência de um seguro contra acidentes. Essas e outras reinvindicações estão reunidas na "Cartilha direcionada às organizações de entregadores de aplicativo com propostas de auxílio para esses trabalhadores".

De autoria e supervisão da professora convidada da FGV Direito Rio, Ana Beatriz Bueno de Jesus, o Field "Uberização e o trabalho em plataformas digitais de entrega" foi desenvolvido pelos alunos Bruna Macedo Alves Costa, Guilherme Soares Azevedo, Júlia Milczanowski Araujo, Juliana Silva Magno Baptista, Marcelle Dumas de Andrade e Vitória dos Santos Sperotto.

"A ideia da pesquisa era não só divulgar as condições precárias de trabalho a que esses trabalhadores estão submetidos, mas também buscar ajudá-los, com o levantamento das organizações existentes", explicou Ana Beatriz Bueno de Jesus, supervisora da pesquisa.

As cartilhas são gratuitas e podem ser baixadas na internet: a Cartilha "Organizações que oferecem ajuda para os entregadores de aplicativos" está disponível no link. Já a "Cartilha direcionada às organizações de entregadores de aplicativo com propostas de auxílio para esses trabalhadores" está disponível no endereço.

_________

t

Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 13/7/2021 16:00