MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Instituto Mattos Filho lança guia sobre diversidade e inclusão

Instituto Mattos Filho lança guia sobre diversidade e inclusão

Iniciativa mostra como as ciências comportamentais podem promover a pluralidade de profissionais no ambiente organizacional.

Da Redação

quarta-feira, 14 de julho de 2021

Atualizado às 09:54

O Instituto Mattos Filho, composto por sócios do escritório Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados, lança a publicação "Pessoas e Práticas: Como as Ciências Comportamentais podem promover a Diversidade e a Inclusão nas Organizações". Desenvolvida em parceria com o BiiLab - Behavioral Insights for Inclusion Lab -, uma iniciativa da empresa CLOO Behavioral Insights Unit, a obra tem como objetivo levar informação baseada na evidência científica sobre a implementação de programas de diversidade e inclusão nas organizações. 

O projeto teve início em 2020 com a identificação dos desafios mais comuns no ambiente corporativo. Com base nisso, a publicação apresenta, por meio de uma linguagem didática, propostas baseadas em evidências científicas de como promover a diversidade de gênero, raça e orientação sexual, ampliar a inclusão e aperfeiçoar a produtividade e a retenção de talentos considerados diversos.

"Um dos pilares do Instituto Mattos Filho é apoiar iniciativas da sociedade civil direcionadas à diversidade. Por isso, é gratificante lançarmos uma publicação como essa, que proporciona argumentos sólidos sobre como combater as desigualdades nas organizações por meio de práticas e políticas cientificamente comprovadas", explica Paula Vieira, uma das diretoras do Instituto Mattos Filho.

O conteúdo é dividido em cinco capítulos que trazem conceitos fundamentais sobre diversidade, inclusão e pluralidade, métodos de diagnóstico de vieses implícitos e uma série de modelos promissores de intervenção para auxiliar na identificação de falhas e de oportunidades na implementação de políticas inclusivas.

Nesse contexto, há a apresentação de técnicas de escuta ativa, definição e acompanhamento de métricas e a importância do engajamento das lideranças para tornar o ambiente corporativo acolhedor e seguro para todas as pessoas. Além disso, são abordados tipos de treinamentos sobre diversidade e inclusão, métodos de avaliação de desempenho e alternativas de ações para reduzir e lidar com casos de assédio ou discriminação.

"A Diversidade e a Inclusão acontecem efetivamente no campo prático, com erros e acertos, mas com ações. O livro mostra como podemos mudar comportamentos utilizando evidências e as Ciências Comportamentais. O BiiLab foi criado para desenvolver pesquisas sobre o tema e difundir conhecimento. A parceria com o Instituto Mattos Filho é parte desse ideal e uma grande honra para nós", afirma Carlos Mauro, fundador da CLOO Behavioral Insights Unit.

A publicação pode ser acessada gratuitamente aqui

t