MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Escritório é o único a integrar Ranking Mulher do GPTW 2021
Incentivo feminino

Escritório é o único a integrar Ranking Mulher do GPTW 2021

Andrade Maia Advogados foi reconhecido como uma das 70 melhores empresas do Brasil para as mulheres trabalharem em 2021.

Da Redação

quinta-feira, 15 de julho de 2021

Atualizado às 09:46

O escritório Andrade Maia Advogados foi reconhecido pelo Great Place to Work como uma das 70 melhores empresas do Brasil para as mulheres trabalharem em 2021, sendo o único escritório de advocacia do país a integrar a lista. O objetivo do ranking é reconhecer as empresas com as melhores práticas do mercado de incentivo ao público feminino.

A banca tem a diversidade de gênero no DNA. Fundado há 24 anos, por meio do seu censo, realizou um levantamento e concluiu que 59% dos cargos de liderança da organização são ocupados por mulheres, sendo 53% do quadro societário e 75% da gestão administrativa. Em uma época que ainda se batalha por espaço da mulher no mercado de trabalho, podemos afirmar que, no Andrade Maia, esse fato sempre foi regra.

Na sua fundação, em 1996, o AM teve entre seus sócios uma mulher, e essa participação feminina permaneceu em todas as alterações sociais. Em 2009, na 7ª. alteração social, a participação societária das mulheres chegou a 60% e em 2010 houve a inclusão da primeira sócia declaradamente homossexual.

Desde então, a participação societária das mulheres se manteve, contando hoje com 53% de sócias e um percentual de 75% de liderança administrativa feminina. Ainda compõe o quadro societário indivíduos das mais diversas idades, raças, condições físicas e opções sexuais, sem qualquer acepção de pessoas.

A representatividade das lideranças se replica, também, em todas as demais posições do escritório, desde a contratação de estagiários, passando pelos cargos administrativos e técnicos, tendo acontecido de uma forma orgânica e sem a necessidade de um esforço específico, razão por que a diversidade está no DNA do escritório.

Sem prejuízo da cultura de diversidade já existente no escritório, em 2019, foi criada a Comissão da Diversidade, com o propósito de ampliar e aprimorar as iniciativas voltadas à equidade de gênero, étnico-racial, geracional, de orientação sexual, de habilidades e deficiências, entre outras que singularizem o indivíduo no ambiente de trabalho.

O Andrade Maia já realizou inúmeras iniciativas, desde a coleta de dados quantitativos e qualitativos sobre a composição, organização e estrutura funcional, a realização de palestras e discussões para conscientização e engajamento, atividades pro bono de apoio a instituições voltadas à inclusão, mentorias, entre outros.

Com isso, a cada dia, cresce a cultura de diversidade e inclusão no escritório, bem como do senso de pertencimento dos colaboradores, coroado pela certificação GPTW (Great Place to Work) obtida em 2020, que incluiu o AM entre as melhores empresas para se trabalhar e agora, em 2021, a premiação no Ranking Mulheres GPTW.

Segundo a sócia Ane Streck, responsável pela Igualdade de Gênero da Comissão de Diversidade e Inclusão do, "garantir as mesmas oportunidades a homens e mulheres, com remuneração justa por seus trabalhos, é uma premissa fundamental para que o nosso desempenho se dê em alto nível. Este reconhecimento só vem para chancelar o trabalho que já desenvolvemos há anos no escritório".

t