MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Escritório apoia projeto de transformação social "Alicerce Educação"
Solidariedade

Escritório apoia projeto de transformação social "Alicerce Educação"

Pires & Gonçalves - Advogados Associados irá beneficiar turma de jovens carentes em projeto que visa orientação profissional.

Da Redação

quarta-feira, 21 de julho de 2021

Atualizado às 09:03

Em parceria com o Alicerce Educação, Pires & Gonçalves - Advogados Associados apoia uma turma do projeto de orientação a jovens de comunidades carentes, entre 12 e 18 anos, do polo Santana de Parnaíba, para encontrarem sua vocação profissional. No total, 90 jovens serão beneficiados com este projeto que impulsiona a transformação social através da educação, contribuindo para a formação de cidadãos participativos e conscientes de seus direitos.

 (Imagem: Reprodução Alicerce Educação)

Projeto irá beneficiar 90 jovens entre 12 e 18 anos. (Imagem: Reprodução Alicerce Educação)

A desigualdade social, a baixa produtividade e a diversidade no Brasil apresentam uma grande lacuna no processo de aprendizagem no país. Inclusive, em Santana de Parnaíba, cuja população é de 131.887 habitantes, os dados do IBGE informam que 51,5% da população adulta não possui uma ocupação ou trabalho. Além disso, apenas 33% da população possui salário superior a 2 salários mínimos, o que indica um bolsão de pobreza na região.

''A expectativa é que, em cinco anos, 4 milhões de jovens sejam impactados com esta iniciativa. A primeira turma iniciará em 2 de agosto deste ano e o início do processo de aprendizagem se dará através do conceito introdutório de Direito e Cidadania'', afirma Paulo Batista, CEO do Alicerce Educação. 

Segundo o sócio-fundador do PG Advogados, Ventura Pires, "a filosofia do escritório está alinhada ao Projeto Alicerce, pois acreditamos na educação como instrumento de transformação da sociedade.  É por meio dela que garantimos o desenvolvimento social, cultural e econômico".

Eles também serão convidados a repensarem o seu projeto de vida, trilhando o seu caminho rumo à empregabilidade ou à universidade. Durante todo o projeto, os jovens terão aulas de linguagens e matemática, com o intuito de recuperar sua base educacional.

Para os estudantes que optarem pela empregabilidade, a proposta é o desenvolvimento de competências para estarem preparados para alcançar um emprego e o outro caminho é a preparação para o vestibulinho para ETECs ou o vestibular para o ingresso em universidades, com maior ênfase na aprendizagem.

Para se candidatar, o aluno deve obrigatoriamente residir em Santana do Parnaíba; ter entre 12 e 18 anos e apresentar situação de vulnerabilidade social.

t