MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Mattos Filho firma compromisso internacional para redução de carbono
Net Zero

Mattos Filho firma compromisso internacional para redução de carbono

O escritório é o único brasileiro a compor a nova coalizão, que busca contribuir com iniciativas para conter do aquecimento global.

Da Redação

sexta-feira, 23 de julho de 2021

Atualizado em 26 de julho de 2021 13:49

O Mattos Filho é um dos membros da Net Zero Lawyers Alliance (NZLA), nova aliança formada por mais de 20 escritórios de advocacia líderes internacionalmente. A iniciativa foi criada a partir da Race to Zero, campanha da Convenção-Quadro da ONU sobre a Mudança do Clima (UNFCCC) que visa zerar emissões de gases de efeito estufa (GEE) até 2050.

Escritório ingressa em aliança internacional em favor do meio ambiente

Para apoiar neste objetivo macro, cada escritório-membro tem o compromisso de criar metas claras de redução das suas emissões para 2030 e 2050. Outros acordos firmados incluem: incentivar seus clientes para a adesão de compromissos semelhantes aos da campanha Race to Zero; desenvolver e capacitar advogados sobre questões relacionadas a mudanças climáticas; ser um ator ativo para a mudança no sistema jurídico, incluindo regulamentação órgãos e associações do setor; e fornecer serviço pro bono, sempre que possível, para iniciativas jurídicas colaborativas.

"Esse desafio inclui todas as indústrias e todos os países, pois somente com a adesão de todos é que conseguiremos promover essa mudança a partir de uma transição energética e profunda. É a segurança de pessoas, cidades e história que está em jogo", explica Lina Pimentel, sócia de Direito ambiental e Mudanças climáticas do Mattos Filho. "Já estávamos nessa jornada de 'Race to Zero' desde nossa adesão ao Business Ambition for 1.5ºC, do Pacto Global, em 2019. Mas a recente adesão ao Net Zero Laywers Alliance com outros grandes escritórios globais deu concretude ao que precisamos fazer", comenta.

"Participar desta nova aliança global de escritórios comprometidos em acelerar a transição para carbono zero até 2050 demonstra o pioneirismo do Mattos Filho com a agenda da sustentabilidade. A união de esforços com nossos profissionais, clientes e parceiros para construção de um futuro sustentável é mais uma oportunidade de atuarmos como um real agente transformador da sociedade", afirma Laura Davis Mattar, gerente de Diversidade, Inclusão e Cidadania corporativa do Mattos Filho.

Além do Mattos Filho, os membros da nova iniciativa incluem Arthur Cox, Baker McKenzie, Bates Wells, Burges Salmon, Castrén & Snellman, Clifford Chance, Clyde & Co, DLA Piper, Draper & Draper, Eversheds Sutherland, Herbert Smith Freehills, Hogan Lovells, Mishcon de Reya, Pinsent Masons, Pollination Group, Reed Smith, Shearman & Sterling, Slaughter and May e Taylor Wessing.

Para mais informações sobre a Net Zero Lawyers Alliance, acesse https://netzerolawyers.com/

t