MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Resultado do sorteio da obra "A Constituição de 1988 e o Estado de Exceção"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "A Constituição de 1988 e o Estado de Exceção"

Livro analisa as mais recentes crises políticas, jurídicas e sociais vividas pelo Brasil atualmente.

Da Redação

segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Atualizado às 08:05

A obra "A Constituição de 1988 e o Estado de Exceção" (Letras Jurídicas - 125p.), de Isabela Vieira Antunes de Sá, objetiva demonstrar que a CF/88, bem como seu projeto e seus ideais, sucumbiu à prevalência de um estado de exceção vigente no Brasil. 

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

A respeito disso, a autora destaca que o diferencial da obra se pauta pelo fato de ela pretender analisar, com amplitude e profundidade, as mais recentes crises políticas, jurídicas e sociais vividas pelo Brasil atualmente. Nesse sentido, será apresentado um panorama geral - porém não superficial - da atual situação política do país.

Ademais, todos esses fatos serão desenvolvidos à luz da teoria do estado de exceção, elaborada pelo jurista italiano Giorgio Agamben, o que coloca as situações descritas pelo texto em outra dimensão - dimensão essa que, pela sua urgência e gravidade, não pode passar despercebida pela população, sobretudo pela comunidade jurídica, que deve ser a primeira a se manifestar diante das (im)previsíveis transformações na Constituição de 1988 - que não foi capaz de manter a vitalidade e a integridade da ordem republicana e democrática no Brasil nos últimos anos.

Sobre a autora:

Isabela Vieira Antunes de Sá é graduanda do 9ª período do curso de Direito pela PUC/MG.

__________

Ganhador:

Marcio Lucas da Silva, advogado do RJ