MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Empregada que atuava externamente não receberá horas extras do BV
Trabalho

Empregada que atuava externamente não receberá horas extras do BV

Ao decidir, juíza considerou que o banco não tinha qualquer controle acerca do horário eventualmente cumprido pela funcionária.

Da Redação

terça-feira, 3 de agosto de 2021

Atualizado às 08:26

Funcionária do BV que exercia atividade externa não receberá horas extras. Assim decidiu a juíza do Trabalho substituta Thais Mendonça Aleluia da Costa, da 35ª vara do Trabalho de Salvador/BA, ao considerar que o banco não tinha qualquer controle acerca do horário eventualmente cumprido pela funcionária.

 (Imagem: Freepik)

(Imagem: Freepik)

Na reclamação trabalhista, uma ex-empregada do banco BV requereu o reconhecimento da jornada de 6h e, consequentemente, o pagamento de horas extras excedentes à 6° diária, com base na súmula 55 do TST, uma vez que trabalhava como empregada de uma financeira.  

Em sua defesa, o banco BV alegou que a reclamante exercia atividade externa e sem controle de jornada, como tal, estava inserida na exceção do art. 62, I da CLT.

Na sentença, a magistrada ressaltou que não basta o serviço ser externo, mas que este serviço seja incompatível com a fixação de jornada; e o que interessa é a impossibilidade de controle pelo empregador.

Para a juíza, a financeira não tinha qualquer controle acerca do horário eventualmente realizado pela reclamante. 

"A hipótese se encaixa como uma luva na mão - no dizer machadiano - na exceção legal prevista no art. 62, I da CLT", disse a magistrada.

"O segundo ponto a ser destacado refere-se à prova testemunhal, que convalidou, igualmente, a tese de defesa, na medida em que reforça a ideia de imprevisibilidade de horários, o que leva a impossibilidade de aferir a jornada realizada. Note-se que a testemunha, com a mesma função da reclamante, executava suas atividades em horário distinto - mesmo tendo trabalhado na mesma loja."

Assim, indeferiu o pagamento de horas extras e seus consectários.

  • Processo: 0000670-06.2019.5.05.0035

Veja a decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS ASSOCIADOS