MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Evento debate equidade de gênero no Judiciário
Mulheres no Judiciário

Evento debate equidade de gênero no Judiciário

Para pensar no futuro da mulher na Justiça, evento promovido pela EMAG e a Comissão de Equidade de Gênero do TRF3, terá a presença de Luiza Helena Trajano e outros importantes nomes.

Da Redação

terça-feira, 3 de agosto de 2021

Atualizado às 08:44

Apesar do aumento da presença de mulheres em cargos da magistratura, de 24%, em 1998, para 38%, em 2019, a participação feminina ainda é muito baixa em grande parte dos tribunais. A evolução foi lenta: somente em 1990 tivemos a primeira mulher ministra, Cnéa Cimini, no TST. Nove anos depois, em 1999, Eliana Calmon tornou-se a primeira ministra do STJ. Já a primeira ministra do STF, Ellen Gracie, tomou posse somente em 2002. Portanto, temos muito a refletir sobre os motivos por que o Judiciário se mostra ainda pouco receptivo à participação feminina.

Para responder a essa indagação e pensar no futuro da mulher na Justiça, a  EMAG -  Escola de Magistrados e a Comissão de Equidade de Gênero do TRF3, em parceria com o Comitê Vozes e o Grupo Mulheres do Brasil - Recife, realizam o webinário "Mulheres no Judiciário".

O evento terá a participação da Presidente do Conselho do Magazine Luiza e do Grupo Mulheres do Brasil Luiza Helena Trajano, da advogada criminalista Daniela Teixeira,  da líder do Comitê Vozes do Grupo Mulheres do Brasil - Núcleo Recife Mary Elbe Queiroz,  da Desembargadora Federal Therezinha Cazerta, Presidente da Comissão de Equidade de Gênero do TRF3 e Diretora da Escola de Magistrados-EMAG, e do Desembargador Federal José Marcos Lunardelli.

A transmissão ao vido e gratuita acontece amanhã, 4/8, às 18h30. Clique aqui para participar.

 (Imagem: Divulgação TFR3)