MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. STF anula condenação baseada apenas em reconhecimento por foto
Provas | Condenação

STF anula condenação baseada apenas em reconhecimento por foto

Por maioria, os ministros entenderam que não houve provas suficientes para embasar a condenação do homem.

Da Redação

terça-feira, 3 de agosto de 2021

Atualizado às 15:39

A 1ª turma do STF absolveu um homem condenado por roubo nesta terça-feira, 3. Por maioria, o colegiado observou que não houve provas suficientes para embasar condenação - somente havia um reconhecimento fotográfico.

 (Imagem: Pxhere)

(Imagem: Pxhere)

Os ministros analisaram o recurso de um homem condenado por roubo. No Supremo, ele pediu sua absolvição em razão de sua condenação ser baseada apenas no reconhecimento fotográfico. O juiz de 1ª instância absolveu o homem, no entanto, o Tribunal recursal o condenou.

O ministro Marco Aurélio, quando era relator, votou por restabelecer a sentença e absolver o homem.

Ao retomar o julgamento nesta tarde com o voto-vista, Alexandre de Moraes votou no sentido de absolver o homem, concordando com o então relator. O ministro entendeu que não é possível manter a condenação que se baseou tão somente por reconhecimento fotográfico, "não houve nenhuma outra prova", frisou.

Ao salientar que o reconhecimento fotográfico do caso foi "capenga", Alexandre de Moraes frisou que o tal instrumento, por si só, já traz inúmeras dificuldades. O ministro observou que há fotos antigas e, ademais, as pessoas, no calor da emoção, acabam se confundindo.

Todos os outros ministros, exceto Dias Toffoli, votaram por restabelecer a sentença que absolveu o homem.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas