MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Mattos Filho anuncia nova cultura de trabalho
Tempos modernos

Mattos Filho anuncia nova cultura de trabalho

Home office, apoio financeiro, mais momentos de descanso para os profissionais e mudanças nos espaços físicos estão entre as novidades do Conecta: a nova cultura de trabalho do escritório.

Da Redação

sexta-feira, 6 de agosto de 2021

Atualizado às 08:37

Impulsionado pelo momento de transformação na sociedade provocado pela pandemia, em que reflexões e aprendizados trouxeram uma maneira diferente de olhar para o mundo, o Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados anuncia uma jornada transformacional para construção de uma nova cultura de trabalho. Nesse sentido, o escritório se propõe a evoluir para acompanhar o novo cenário do ambiente corporativo e da sociedade, tendo como objetivo principal perpetuar seu modelo de negócio de maneira sustentável.

 (Imagem: Divulgação Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados)

Projeto dos novos ambientes de trabalho do escritório.(Imagem: Divulgação Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados)

A adoção do modelo híbrido de trabalho é apenas uma das iniciativas, que busca unir, de forma flexível, o melhor do trabalho presencial - como a integração entre as pessoas - e a praticidade do home office, reduzindo o impacto de distâncias físicas, otimizando o tempo de profissionais, clientes e parceiros, e estreitando, ainda mais, as relações.

O Conecta é um novo jeito de trabalhar que estará cada vez mais focado em flexibilidade e bem-estar dos profissionais, que são a essência do sucesso do Mattos Filho. Ao estar atento a novas demandas da sociedade e dos profissionais, o escritório se posiciona na vanguarda do mercado jurídico, oferecendo aos clientes um atendimento com ainda mais excelência e contribuindo para assertividade da estratégia de longo prazo do escritório.  

"Queremos criar uma cultura que ultrapassa o paradigma do escritório como único lugar de atuação. Seguiremos mantendo nossos clientes como prioridade, prestando um atendimento ágil e de excelência, e potencializaremos nosso DNA inovador e empreendedor. O Mattos Filho acredita que o desenvolvimento de nossos profissionais, o engajamento e a felicidade deles no trabalho é fundamental para mantermos nosso crescimento contínuo", destaca Roberto Quiroga, sócio-diretor.

No intuito de construir essa nova cultura de trabalho, o Mattos Filho anuncia uma série de iniciativas que reforçam o posicionamento do escritório. Abaixo, o detalhamento delas:

Incentivo ao trabalho remoto e apoio financeiro

O modelo híbrido de trabalho do Conecta busca unir o melhor da integração interpessoal e estrutura física dos escritórios com o conforto, praticidade e eficiência do home office. Por isso, o Mattos Filho incentivará o trabalho remoto duas vezes na semana após o retorno em segurança às atividades presenciais, ainda sem data definida. Atualmente, por conta da pandemia, os profissionais seguem em home office.

Para aprimorar as condições de trabalho em casa, o escritório oferece, ainda, apoio financeiro às despesas mensais de internet e reembolso para melhorias no home office dos profissionais, como mobiliário e acessórios. 

Integração e uso inteligente dos espaços nos escritórios

Para que os escritórios tenham ambientes que propiciem ainda mais a interação e o compartilhamento de experiências, o Mattos Filho adota o conceito de smart office, com espaços abertos, privilegiando o trabalho integrado que facilita a troca, colaboração e convivência entre as equipes.

As unidades do Mattos Filho em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro passarão por reformas e mudanças com novas salas de reuniões e espaços para encontros de pequenos grupos, além de áreas de convivência, lounges e cafés. Mesas fixas darão lugar a estações de trabalho, que poderão ser reservadas a partir de agendamento por meio de um aplicativo. Para guardar seus pertences, os profissionais terão à disposição lockers distribuídos pelos escritórios.  As obras no escritório da Alameda Joaquim Eugênio de Lima, em São Paulo, estão em andamento.

Espaço físico em números

  • 76 estações de trabalho
  • 11 salas de sócios
  • 5 novas salas de reuniões*
  • 9 salas de foco/ Phone book (para uso individual ou em dupla)*
  • 7 outbacks (para reuniões de pequenos grupos) - total de 28 lugares*
  • Cafés, lounges e áreas de convivência - total de 35 lugares*

*Os espaços acima não existiam na configuração anterior do escritório, portanto são novidades no ambiente do Mattos Filho.

Bem-estar: momentos de descanso e desconexão

Uma das premissas que guia o Conecta é garantir mais qualidade de vida, saúde e bem-estar aos profissionais. Nesse sentido, gestores e equipes terão mais liberdade para organizar a dinâmica de trabalho, contemplando momentos de "desconexão", que são fundamentais para a qualidade de vida. Por isso, além dos dias de folga nos aniversários, já ofertado há mais de 10 anos, o Mattos Filho passa a oferecer um dia de folga aos profissionais nos meses em que não há feriado, de acordo com o calendário da cidade em que os escritórios estão situados.

Nos meses de janeiro e julho, também será possível o agendamento de short fridays, conforme escalas de trabalho das equipes, definidas com os seus gestores, sem impactos no atendimento aos clientes. E para otimizar ainda mais o tempo e deixar o final da semana mais leve, o escritório recomenda aos profissionais que não marquem reuniões internas (entre equipes do próprio escritório), quando possível, às sextas-feiras.

Flexibilização do dress code

Para tornar os dias de trabalho mais confortáveis, o Mattos Filho repensou o dress code, tradicionalmente formal no mercado jurídico, e passa a adotar trajes um pouco mais casuais, a depender da ocasião. Em situações formais e reuniões com clientes que exijam traje social, a vestimenta tradicional será mantida. Porém, em outras ocasiões, os sapatos de salto alto poderão dar lugar a sapatilhas. Trajes sem gravata e sem paletó também passarão a fazer parte do dia a dia dos profissionais.

Além disso, o escritório também aderiu a casual friday, na qual profissionais podem, às sextas-feiras, usar roupas como calça jeans, camiseta e sapatênis, desde que não tenham compromissos que necessitem do traje social. A nova diretriz de dress code vale para o modelo híbrido de trabalho, que leva em conta o home office e o presencial.

t