MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Mattos Filho anuncia novo sócio na área de Direito Concorrencial
Reforço

Mattos Filho anuncia novo sócio na área de Direito Concorrencial

Com a chegada de Eduardo Frade, escritório chega a 118 sócios e amplia sua atuação em Brasília

Da Redação

terça-feira, 10 de agosto de 2021

Atualizado às 10:07

O Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados anuncia o ingresso de Eduardo Frade na sociedade para a prática de Direito concorrencial. Com a contratação, o número de sócios do escritório sobe para 118, o que corrobora o compromisso de crescimento contínuo e visão de longo prazo. 

 (Imagem: Divulgação Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados)

Eduardo Frade chega para reforçar prática de Direito Concorrencial(Imagem: Divulgação Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados)

A chegada do novo sócio reforça a atuação do Mattos Filho no atendimento a clientes nacionais e estrangeiros na capital federal e a interface com órgãos governamentais, como o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). No início deste ano, o escritório já havia integrado o sócio Adriano Drummond Trindade, em Brasília, para área de Infraestrutura e Energia, com foco em mineração. 

Com sua expertise também no setor público, Eduardo Frade irá agregar ao trabalho que já vem sendo desenvolvido pela área de Direito concorrencial, atuando de maneira integrada com as demais práticas, proporcionando um atendimento full-service de excelência aos clientes - uma das principais marcas do Mattos Filho. Isso permitirá ao sócio atuar, por exemplo, em casos que envolvam aspectos concorrenciais e regulatórios conjuntamente com outras práticas do escritório, como M&A, Infraestrutura, Penal empresarial e Direito público.  

"Investir em novos sócios é o caminho que escolhemos seguir para expressar o comprometimento que temos com nossos clientes e demais stakeholders. A experiência de Eduardo trará valiosas contribuições ao escritório e, aliada ao nosso modelo de atuação multidisciplinar, permitirá a prestação de serviços cada vez melhores aos nossos clientes", declara Roberto Quiroga, sócio-diretor do Mattos Filho.  

Experiência profissional 

Eduardo Frade tem experiência em uma ampla gama de assuntos concorrenciais e regulatórios, incluindo fusões, cartéis, leniência, abuso de posição dominante, compliance, advocacy e consultoria de Direito concorrencial em geral. Atuou na gestão pública, com passagens pelo Ministério do Planejamento, Secretaria de Aviação Civil e, por mais de dez anos, no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), onde foi um dos líderes na reestruturação do órgão e na implementação da nova lei concorrencial, em 2012, atuando primeiro como superintendente-geral adjunto encarregado das fusões e dominação de mercado e, posteriormente, como superintendente-geral.  

O novo sócio é considerado um dos principais advogados da área de concorrencial em várias publicações do setor. Em sua última edição "40 under 40", a Global Competition Review o nomeou como um dos 40 melhores advogados concorrenciais do mundo com menos de 40 anos. Eduardo foi consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e, atualmente, é membro da International Cartel Task Force e Co-Chair do Corporate Counsel Committe da American Bar Association - Antitrust Section.  

"Me sinto privilegiado de integrar uma das melhores e mais experientes bancas antitruste do Brasil, que tem consistentemente atuado com sucesso nos principais casos concorrenciais do país. Minha trajetória é diferente dos demais sócios, então espero poder agregar com essa experiência e trazer ainda mais valor para os clientes do Mattos Filho", aponta Eduardo Frade, que foi visiting scholar da George Mason University, nos Estados Unidos, e professor convidado do FGV Law Program. O novo sócio é mestre em Direito pela Universidade de Brasília (UnB), com especializações em defesa da concorrência pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em políticas públicas e gestão governamental pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). 

Prática premiada 

A prática de Direito concorrencial do Mattos Filho conta com 30 profissionais integralmente dedicados à área, dos quais seis são sócios (incluindo Eduardo), e é reconhecida por diversas instituições renomadas internacionalmente. Neste ano, a assessoria jurídica prestada pelo escritório na área foi novamente reconhecida pelo GCR Awards, do Global Competition Review, uma das mais importantes premiações do mercado jurídico internacional, em duas categorias. 

t