MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "O Porão"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "O Porão"

Pela primeira vez, um romance retrata a atmosfera labiríntica e caduca do poderio da Velha Academia.

Da Redação

quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Atualizado às 09:03

"O Porão" (Numa - 271p.), de autoria de Luiza Berthoud, é o primeiro romance que se passa na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco e retrata bem a vida no pátio, a política acadêmica e a relação com a política nacional, com a história do autogoverno do Brasil.

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

A história política do Brasil é pontuada - e liderada, obstruída e dobrada - por juristas filhos da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

"Pela primeira vez, um romance retrata a atmosfera labiríntica e caduca do poderio da Velha Academia e revela como os jovens franciscanos, futuros membros prometidos da elite brasileira, vacilam entre o idealismo e a embriaguez corrupta da política, entre a sedução da tradição e a distorção cínica da língua para o teatro do Direito.

Na declarada derrota de sua protagonista, O Porão conta a dilapidação moral da elite intelectual da nação e faz um presságio aos golpes que a democracia brasileira tem recebido desde 2014, às vezes pelas mãos da classe jurídica. 

Na política, a falsidade geralmente vence, mas na literatura nem tanto".

Sobre a autora:

Luiza Berthoud estudou na Faculdade de Direito do Largo São Francisco até que encontrou as artes, concluindo graduação em História da Arte na San Francisco State University e mestrado na University of California, Davis. Trabalhou em grandes museus dos EUS e Brasil

__________

Ganhadora:

Vera Helena Penteado Muller, de SP