MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Resultado do sorteio da obra "Temas Tributários por Nipo-Brasileiros"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Temas Tributários por Nipo-Brasileiros"

Livro contém artigos e comentários sobre Direito Tributário da lavra de tributaristas brasileiros de ascendência nipônica.

Da Redação

segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Atualizado às 09:41

A obra coletiva "Temas Tributários por Nipo-Brasileiros" (Lumen Juris - 440p.), organizada por Janssen Murayama (Murayama, Affonso Ferreira & Brechbühler Advogados), Anne Ishikiriyama e Kyoji Ishikiriyama, aborda diversos temas tributários, como princípios, impostos, processo administrativo, economia digital, prescrição intercorrente, reforma tributária, dentre outros. 

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

"A iniciativa dos professor Janssen Murayama, Mestre em Direito (UERJ) e sócio de Murayama, Afoonso Ferreira e Brechbühler Advogados; da Dra. Anne Ishikiriyama, Brazilian Head of Tax no Merck Group; e do Dr. Kyoji Ishikiriyama, International Tax Manager Latam do Facebook, de coordenar a edição de livro contendo artigos e comentários sobre Direito Tributário da lavra de tributaristas brasileiros de ascendência nipônica, insere- se no rol de atividades em comemoração aos 113 anos da Imigração Japonesa no Brasil e, ao lado de seu ineditismo, é bem-vinda por trazer relevante contribuição para o estudo do Direito Tributário Brasileiro. (...)

Os coordenadores deste livro reuniram uma plêiade de juristas nikkeis brasileiros , afeitos à área do Direito Tributário e ao coordenarem a edição do livro oferecem à cultura jurídica brasileira um escorço do pensamento jurídico elaborado por renomados e consagrados profissionais que têm, além de sólida formação jurídica, um ponto em comum: são todos eles descendentes de imigrantes japoneses, os quais, como mencionado, vieram em busca de sua felicidade pessoal e, pode-se dizer, a alcançaram quando deixaram como legado os seus filhos, netos e bisnetos perfeitamente enraizados no Brasil. (...)

Os autores desta coletânea, ao elaborar seus estudos e trabalhos, dedicaram- se em pesquisas, consultas e reflexões e, tal qual seus antepassados o zeram, no trato e no labor da terra, tornando-a fértil e produtiva, para a grandeza do Brasil, oferecem, agora e ao seu turno, o resultado de seus esforços como um preito de gratidão e reconhecimento à generosa terra e ao povo brasileiro, do qual fazem parte, como uma homenagem aos seus antepassados que adotaram o Brasil como sua pátria do coração. A admiração recíproca dos recém-chegados e de seus anfitriões, como num caso de amor à primeira vista, tal como de início mencionado, persiste em seus descendentes sob a constelação do Cruzeiro do Sul,"  Massami Uyeda, brasileiro, nissei , filho de Ichiro Uyeda, imigrante aportado em 1928, natural de Hyogo-ken e de Sizue Uyeda, imigrante aportada em 1917, natural de Saga-ken. Ministro do STJ (2006 a 2012).

Sobre os organizadores:

Janssen Murayama é sócio do escritório Murayama, Affonso Ferreira & Brechbühler Advogados. Bacharel em Direito pela UERJ. Bacharel em Ciências Contábeis pela UERJ. Mestre em Direito pela UERJ. Professor.

Anne Ishikiriyama atualmente ocupa o cargo de Head of Tax na Merck. Bacharel em Direito pela PUC-Rio e pós-graduada em Direito Tributário e Finanças pela UFF.  

Kyoji Ishikiriyama atualmente ocupa o cargo de Internacional Tax Manager do Facebook. Bacharel em Direito pela PUC-Rio e pós-graduado  em Direito Tributário pela FGV-Rio.

__________

Ganhadora:

Efigênia Marlia Brasilino de Morais Cruz, advogada em Serra/ES

t