MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Biografia Não Autorizada do Direito"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Biografia Não Autorizada do Direito"

É um livro escrito pensando no público não jurídico, mas estudantes e profissionais do Direito também terão proveito com a sua leitura.

Da Redação

quarta-feira, 25 de agosto de 2021

Atualizado às 08:44

Como acontece de juízes chegarem a decisões diferentes aplicando a mesma lei a casos idênticos? Por que algumas leis pegam e outras não? O que é o ativismo judicial e por qual razão ele tem sido criticado? Os raciocínios jurídicos não são muito opacos e cheios de filigranas inúteis? 

"Biografia Não Autorizada do Direito" (WMF Martins Fontes - 416p.), obra de Fábio Ulhoa Coelhofoi escrita para as pessoas que fazem essas perguntas. Embora não dê todas as respostas, apresenta informações e propõe explicações que podem ajudar na compreensão desse intrincado universo onde estão as leis, os processos judiciais, os legisladores, os juízes, os advogados, a polícia etc.

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

É um livro escrito pensando no público não jurídico, mas estudantes e profissionais do direito também terão proveito com a sua leitura. Serve como literatura de apoio nas disciplinas de Introdução ao Estudo do Direito e Filosofia do Direito.

"Fábio Ulhoa Coelho escreveu um livro fascinante. Erudito e simples, analítico e objetivo, profundo e conciso. Virtudes raras, que não costumam andar juntas. Aqui se tem a diferença entre uma fotografia tradicional e uma obra de arte. Há uma passagem conhecida do Eclesiastes, na qual se lê: 'O que foi é o que há de ser; o que se fez, isso se tornará a fazet. Não há nada de novo debaixo do sol'. Pode ser; não vou comprar essa briga. Mas, mesmo sendo iguais, as coisas sempre podem comportar um novo olhar, um novo ponto de observação, que as torna diferentes. É isso o que faz Fábio Ulhoa Coelho nesta compacta obra-prima. Como a vida deve ser vivida. Não há sofisticação maior que essa." Luís Roberto Barroso, do prefácio

Sobre o autor:

 (Imagem: Divulgação)

(Imagem: Divulgação)
Fábio Ulhoa Coelho é professor Titular de Direito Comercial da Faculdade de Direito da PUC/SP. Advogado e autor de obras na área do Direito Comercial, Direito Civil e Filosofia do Direito. Leciona nos cursos de graduação, pós-graduação e especialização da PUC-SP desde 1981. Obteve por esta Universidade os títulos de Mestre (1985), Doutor (1991) e Livre docente (1993).




__________

Ganhador:

Julio Mariano Fernandes Praseres, de Jaru/RO