MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Banco não indenizará por incluir produto em financiamento de veículo
Financiamento de veículo

Banco não indenizará por incluir produto em financiamento de veículo

Para magistrado, cabe ao consumidor pesquisar o serviço bancário menos custoso.

Da Redação

segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Atualizado em 24 de agosto de 2021 10:51

Banco não deve indenizar por adicionar a financiamento de veículo outros produtos e serviços. Assim decidiu o juiz de Direito Celso Antunes da Silveira Filho, da 6ª vara do JEC de Manaus/AM, para quem cabe ao consumidor pesquisar serviço bancário menos custoso, não devendo o Judiciário interferir na autonomia de vontades.

 (Imagem: Pexels)

Juiz diz que cabe ao consumidor pesquisar serviço bancário menos custoso.(Imagem: Pexels)

Consta nos autos que o consumidor financiou junto à empresa um veículo e, quando da contratação, verificou a inclusão de produtos e serviços não vinculados ao contrato, tampouco solicitados, sendo exigida a contratação pelo banco a fim de que fosse liberado os crédito pretendidos pelo financiamento.

Ao analisar o caso, o magistrado considerou que a parte tem à sua disposição ampla gama de bancos/financeiras dispostas a financiar sua dívida e caberia ao consumidor pesquisar o serviço bancário menos custoso, não devendo o Judiciário interferir na autonomia de vontades, sob pena de paternalismo injustificado.

"Sabido é que produtos são ofertados junto com mútuos, mas inexiste comprovação da alegada venda casada. Caberia a parte autora comprovar a negativa de contratar, caso não aceito o contrato dito acessório. Além disso, inexiste comprovação de qualquer vício de manifestação de vontade autoral, incidindo o art. 110 do CC/02, que impede o acolhimento do pleito."

Assim, julgou improcedente o pedido.

O escritório Parada Advogados atua pelo banco.

Veja a decisão.

____________

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas