MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Terceirização: TRT-9 afasta vínculo de profissionais com hospital
Sem vínculo

Terceirização: TRT-9 afasta vínculo de profissionais com hospital

Desembargadores consideraram jurisprudência do STF e validaram terceirização dos profissionais de saúde por hospital.

Da Redação

terça-feira, 24 de agosto de 2021

Atualizado às 16:36

É lícita terceirização de atividade-fim, salvo se comprovada fraude. Sob este entendimento a 6ª turma do TRT da 9ª região confirmou anulação de autos de infração emitidos pelo Ministério da Economia contra hospital nos quais a fiscalização reconheceu vínculo de emprego de profissionais contratados como autônomos ou PJ.

 (Imagem: Freepik)

TRT-9 julga lícita terceirização e anula vínculo entre profissionais da saúde e hospital.(Imagem: Freepik)

A Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro (Hospital Pequeno Príncipe) sofreu fiscalização, situação em que foi reconhecido vínculo de emprego entre o hospital e profissionais como médicos, psicólogos e fisioterapeutas contratados como prestadores de serviços autônomos ou pessoa jurídica.

O relator, desembargador Francisco Roberto Ermel, destacou que a terceirização de atividade-fim deixou de ser ilícita somente por tal circunstância, salvo casos de comprovada fraude. Ele ainda citou jurisprudência do STF neste sentindo (RE 958.252 e ADPF 324).

"Mesmo em caso de prestação de serviços ligados à atividade-fim, a terceirização, segundo referida decisão do excelso STF, deixou de ser ilícita somente por tal circunstância, passando a ser lícita em princípio, salvo casos de comprovada fraude, nos termos do artigo 9º da CLT, o que não é o caso."

Ressaltou, por fim, que a prova produzida nos autos foi suficientemente esclarecedora a respeito da inexistência de subordinação e pessoalidade na dinâmica de trabalho dos atendimentos médicos do hospital, bem como existência de grande autonomia de cada equipe e cada profissional.

O Hospital Pequeno Príncipe foi defendido pela banca Szazi, Bechara, Storto, Reicher e Figueirêdo Lopes Advogados

______________

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas