MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Lopes Pinto Advogados Associados inaugura área de Compliance
Compliance

Lopes Pinto Advogados Associados inaugura área de Compliance

Mauricio Bove assume como sócio líder da nova área de atuação da banca.

Da Redação

quinta-feira, 26 de agosto de 2021

Atualizado às 09:20

O escritório Lopes Pinto Advogados Associados acaba de inaugurar a sua área de Compliance, liderada pelo advogado Mauricio Bove, novo sócio da banca. Ao ampliar sua atuação, o escritório busca fortalecer ainda mais o posicionamento na prestação de serviços jurídicos a empresas da cadeia de indústria de Óleo & Gás, oferecendo a concepção e implementação dos programas de Compliance, seguindo os padrões de excelência internacional.

 (Imagem: Divulgação)

Mauricio Bove(Imagem: Divulgação)

A estruturação da nova área contou com a assessoria do advogado Rafael Mendes Gomes, experiente e renomado profissional de Compliance, e anterior parceria com Mauricio Bove e com o LP Law em vários projetos. Em 2017, Rafael Mendes Gomes foi eleito o Top of Mind de Compliance entre os advogados e consultores de todo o Brasil. Entre 2018 e 2019 ocupou a posição de diretor executivo de Governança e Conformidade da Petrobras. Em sua trajetória, o especialista auxiliou mais de 100 diferentes empresas na concepção, implementação, manutenção, avaliação, revisão, melhoria dos programas de Compliance, políticas e procedimentos de conformidade, incluindo remediação e respostas aos requisitos de conformidade de clientes ou de autoridades, como o DDI da Petrobras.

O advogado Mauricio Bove, que assume a posição de líder da área de Compliance do escritório, atuou na área em multinacional de auditoria (big four), escritórios de advocacia, consultoria de Compliance, e, ainda, como gerente de Compliance e Jurídico do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), entre 2014 e 2020. Mais recentemente, como consultor, assessorou empresas prestadoras de serviços da Petrobras com o procedimento de DDI e na implementação ou melhoria de seus Programas de Integridade. É auditor certificado pela ISO 37001 (Sistema de Gestão Antissuborno).

O fundador do escritório, Alessander Lopes Pinto, destaca que os programas de Compliance já são uma tendência global e impactam positivamente a reputação das empresas, além de mitigar riscos e sanções legais, abrir a possibilidade de contratos com a administração pública, principalmente Petrobras, e com empresas estrangeiras, sobretudo dos Estados Unidos, do Reino Unido e da União Europeia, que exigem regras de Compliance de seus parceiros comerciais. "Uma empresa com atuação no mercado internacional tem que estar preparada para cumprir as leis de cada país. É um mundo cada vez menor. Assim como houve a globalização dos negócios, há também uma espécie de globalização da jurisdição. A existência de um Programa de Compliance é hoje um ativo para as empresas que o nosso escritório passa a apoiar com sua nova área de atuação", conclui.

t