MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Praticabilidade Tributária"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Praticabilidade Tributária"

O autor analisa o fenômeno da praticabilidade tributária sob perspectiva inédita: como um uso especial da linguagem jurídica.

Da Redação

segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Atualizado às 08:40

A obra "Praticabilidade Tributária" (Almedina - 877p.), de Carlos Renato Cunha, utiliza uma perspectiva semiótica do Direito para a compreensão das tensões entre os princípios da eficiência, da segurança jurídica e da igualdade no sistema tributário brasileiro, analisando o fenômeno denominado pela doutrina brasileira e europeia como "praticabilidade tributária", propondo uma forma de conciliação entre os valores constitucionais envolvidos para a solução de diversos exemplos, por meio da teoria da argumentação.

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

No caminho, desnuda as razões da grande divergência entre o "Direito Tributário" encontrado na dogmática e a práxis considerada aceitável pela jurisprudência.

Trata-se de tema de grande relevância atual, acadêmica e prática: compreender a praticabilidade tributária é de grande auxílio para uma política de compliance tributário, permitindo apreender os limites técnicos e tecnológicos do Direito Tributário hodierno.

Sobre o autor:

Carlos Renato Cunha é doutor e mestre em Direito do Estado pela UFPR. Especialista em Direito Tributário pelo IBET. Especilaista em Planejamento Tributário e Operações Societárias pela Faculdade Brasileira de Tributação. Graduado em Direito pela UEL. procurador do município de Londrina. Advogado. Professor.

__________

Ganhador:

Alex de Carvalho Marinho e Rocha, advogado em Ribeirão Preto/SP