MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "O Juiz natural no Processo de Execução Penal"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "O Juiz natural no Processo de Execução Penal"

O foco do texto são as garantias processuais penais executivas, com especial atenção ao princípio do juiz natural.

Da Redação

quarta-feira, 1 de setembro de 2021

Atualizado às 08:55

O livro "O Juiz natural no Processo de Execução Penal" (Canal Ciências Criminais - 198p.), de Bruno Augusto Vigo Milanez, partindo de uma crítica intrassistêmica, tem por escopo a afirmação de direitos fundamentais dos presos, direcionada ao processo de execução penal. O foco do texto são as garantias processuais penais executivas, com especial atenção ao princípio do juiz natural.

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

"(...) A pena e os presídios são problemas em si mesmos. Contudo, enquanto não há horizonte próximo que aponte para a abolição do cárcere, as estratágias devem seguir no sentido da radical redução da pena privativa de liberdade.

A questão carcerária, porém, pouco se resolve através do jurídico, pois depende, no mais das vezes, de vontade política e engajamento social, algo que se não tem em uma sociedade como a nossa, em que prevalece o senso comum, o individualismo extremado e o pouco caso com a alteridade.

Ainda assim, não se pode desistir de utilizar o direito - expressão por excelência do jurídico - como mecanismo propulsor de efetivação das garantias individuais em todas as esferas, inclusive na execução penal. O caminho, como sintomático, não é simples (...)".

Sovre o autor:

Bruno Augusto Vigo Milanez é doutor em Direito Processual Penal pelo PPGD-UFPR. Mestre em Direito Processual Penal pela UFPR. Especialista em Direito Penal e Criminologia pelo ICPC/UFPR. Graduado em Direito pela UFPR. Professor universitário.

__________

Ganhadores:

Wagner Geyer Junior, de SP; e

Laiza Daniele Nunes de Assumpção, de BH