MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Professor aprovado em concurso será nomeado para lecionar matéria afim
Classificação | Preterição

Professor aprovado em concurso será nomeado para lecionar matéria afim

O homem buscou a Justiça pretendendo a suspensão de edital para professor substituto na área de Sociologia da Educação.

Da Redação

sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Atualizado às 18:09

O juiz Federal Jesus Crisóstomo de Almeida, da 2ª vara da SJ/GO, determinou que um homem aprovado em concurso para professor de história da educação seja nomeado para o cargo de professor substituto da área de fundamentos filosóficos e sócio-históricos da educação/políticas educacional.

 (Imagem: Pexels)

(Imagem: Pexels)

Um homem buscou a Justiça pretendendo a suspensão de edital para professor substituto na área de Sociologia da Educação. Na ação, ele alega que foi aprovado no concurso para o cargo de professor do magistério superior para professor de história da educação e tem currículo compatível para a vaga que aquele edital estava oferecendo. O que ele alegou foi que a universidade abriu edital enquanto havia candidatos devidamente habilitados em lista de espera.

O juízo de 1º grau indeferiu o pedido do candidato, sob o fundamento de que a vaga existente, no momento, pertence à área de Sociologia da Educação, sendo que o autor da ação possui formação e foi aprovado em concurso para área distinta (História da Educação). Desta decisão, o candidato recorreu.

Em embargos de declaração, o autor conseguiu que seu pleito fosse atendido. O juiz Federal Jesus Crisóstomo de Almeida explicou que a abertura de processo seletivo para contratação de professor substituto revela a necessidade inequívoca de professores para a área de fundamentos filosóficos e sócio-históricos da educação/Políticas Educacional, "de modo que, havendo candidato aprovado em concurso para cargo efetivo, tem o mesmo direito à nomeação".

O magistrado observou que uma candidata aprovada em colocação anterior a do autor conseguiu sua nomeação para o cargo de professora na área de fundamentos filosóficos e sócio-históricos da educação, "o que assegura ao requerente idêntico tratamento".

Assim, e por fim, o juiz deferiu o pedido para que a UFG promova a suspensão do edital, no que toca à vaga de professor substituto da área de fundamentos filosóficos e sócio-históricos da educação/políticas educacional, e proceda à nomeação e posse do autor para o cargo em questão.

Os advogados Sérgio Merola, Felipe Bambirra e Thalita Monferrari (Bambirra, Merola e Andrade Advogados) atuaram pelo professor. 

Leia a decisão.

_______

t

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA