MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Rita Cortez critica MP que renova o programa de redução de salários

Rita Cortez critica MP que renova o programa de redução de salários

Na sua crítica à MP 1.045/21, Rita Cortez disse também que a estratégia para aprová-la é a mesma aplicada na reforma trabalhista.

Da Redação

segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Atualizado em 27 de agosto de 2021 17:06

No encerramento do Circuito de palestras do mês da advocacia, promovido pela Acat - Associação Carioca dos Advogados Trabalhistas no seu canal no YouTube, a presidente nacional do IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros, Rita Cortez, criticou na última quinta-feira, 26/8, a MP 1.045/21, que renova o programa de redução de salários e jornada de trabalho, por meio de acordos individuais, adotado no início da pandemia.

 (Imagem: IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros)

(Imagem: IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros)

“Sob o pretexto de que a pandemia justifica a tomada de determinados atos, são adotadas medidas, como as contidas nessa MP, que atingem direitos fundamentais dos trabalhadores, e contra as quais as entidades representativas da advocacia trabalhista precisam resistir, porque se trata de um processo de desconstrução da Justiça do Trabalho”, afirmou a advogada trabalhista.  

O encerramento foi conduzido pela vice-presidente da Acat, Monica Alexandre Santos. Participaram do evento os presidentes da Abrat - Associação Brasileira dos Advogados Trabalhistas, Otávio Pinto e Silva; da OAB/RJ, Luciano Bandeira, e da Comissão Nacional de Direitos Sociais do Conselho Federal da OAB, Antônio Fabrício de Mattos Lemos; e o diretor de Comunicação da OAB/RJ, Marcus Vinícius Cordeiro.  

Na sua crítica à MP 1.045/21, Rita Cortez disse também que a estratégia para aprová-la é a mesma aplicada na reforma trabalhista. “Esta nova modificação na legislação do trabalho, por meio de uma medida provisória e sem nenhuma discussão com a sociedade, se dá exatamente como ocorreu na reforma trabalhista, que introduziu sem debates regras que impuseram retrocessos, como o desrespeito à importância das negociações coletivas”, criticou.  

Ao tratar do tema Desafios da advocacia no momento atual, Rita Cortez reconheceu os ganhos proporcionados pelas novas tecnologias, mas advertiu que é preciso impedir que eles tomem o lugar dos profissionais do Direito: “A tecnologia tem que ser amiga da advocacia, mas não pode substituir homens e mulheres, por meio da utilização de robôs, como já temos visto”. A presidente também comentou que grande parte da categoria não tem condições financeiras para investir em tecnologia e manter virtualmente o exercício profissional: “Temos colegas que foram alijados da profissão na pandemia e estão passando fome”. 

________

t

Patrocínio

GONSALVES DE RESENDE ADVOGADOS

ATENDIMENTO IMEDIATO

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...