MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Moto sem cinto? Juíza anula multa e manda ressarcir motociclista
Pontos na CNH

Moto sem cinto? Juíza anula multa e manda ressarcir motociclista

Para magistrada, ficou evidente a nulidade do auto de infração.

Da Redação

segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Atualizado às 10:19

A condutora de uma motocicleta penalizada, com multa e pontos na CNH, por não usar cinto de segurança será ressarcida pelo município e terá os pontos excluídos pelo Estado. Decisão é da juíza de Direito Alessandra Mayra da Silva de Oliveira, da 2ª vara Cível de Camboriú, para quem é evidente a nulidade de auto de infração.

 (Imagem: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

Motociclista foi multada por não usar cinto de segurança.(Imagem: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

Ao analisar o feito, a magistrada sentenciante ressaltou que a incorreção da autuação lavrada é indiscutível e não demanda esforços argumentativos neste ponto.

"De acordo com o auto de infração de trânsito, a autora, foi autuada por infração ao art. 167 do CTB, 'Deixar o condutor ou passageiro de usar o cinto de segurança, conforme previsto no art. 65'. Ocorre, todavia, que o veículo conduzido pela parte autora, autuada como infratora, era uma motocicleta (HONDA/CG 160 TITAN), conforme se verifica do mesmo auto de infração."

Para a magistrada, sendo evidente a nulidade de auto de infração lavrado, consequentemente cabe ao município a devolução do valor arrecadado com a multa indevidamente aplicada.

Quanto ao dano moral, a juíza ressaltou que não se configura abalo moral indenizável, pois embora indubitavelmente a situação a tenha causado aborrecimentos não há como afirmar que seus direitos da personalidade tenham sido atingidos.

Assim, julgou procedente o pedido para determinar a exclusão dos pontos aplicados no prontuário e a devolução do valor da multa.

  • Processo: 5001093-55.2019.8.24.0113

Informações: TJ/SC.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas