MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Cetesb deve aplicar cálculo antigo em taxa de licenciamento ambiental
Liminar

Cetesb deve aplicar cálculo antigo em taxa de licenciamento ambiental

Foram deferidas duas liminares pela Justiça de SP determinando que se abstenha de aplicar cobrança majorada.

Da Redação

terça-feira, 31 de agosto de 2021

Atualizado às 12:10

A Justiça de SP deferiu duas liminares em processos contra a Cetesb por cobrança majorada da taxa de licenciamento ambiental. Em ambas, o juízo decidiu que deve ser aplicado procedimento antigo de cálculo de preços, se abstendo de aplicar cálculos instituídos por decretos de 2017 e 2019.

 (Imagem: Yury Kim/Pexels)

Justiça de SP manda Cetesb aplicar cálculo antigo para licença ambiental de indústrias.(Imagem: Yury Kim/Pexels)

No primeiro caso, foi impetrado MS contra a Cetesb - Companhia Ambiental do Estado de SP referente à cobrança majorada de licenciamento ambiental. Ao analisar a demanda, o juiz de Direito Luís Antonio Nocito Echevarria, da 9ª vara da Fazenda Pública de SP, entendeu preenchidos os requisitos para a concessão da liminar.

Ele considerou que o decreto 62.973/17, ao alterar a forma de cálculo dos preços para o licenciamento ambiental, considerando a área integral de fonte poluição como sendo a área do terreno ocupado pelo empreendimento ou atividade, aumenta, de forma desproporcional, os preços para a expedição das licenças ambientais, entrando em conflito com o disposto no art. 5º da lei estadual 997/76, que estabelece que o licenciamento ambiental deve incidir sobre a fonte de poluição.

"Verifica-se que, ainda com as alterações do novo decreto, persiste a ilegalidade, pois é considerada como 'fonte de poluição' a área do imóvel não ocupada pela atividade poluidora, extrapolando o conceito previsto na lei 997/76, aumentando, consequentemente, o preço das licenças ambientais."

Assim, deferiu a liminar para determinar ao impetrado que se abstenha de aplicar o novo procedimento de cálculos.

Leia a decisão.

Quanto ao segundo caso, trata-se também de MS impetrado por indústria contra a Cetesb com mesmo pedido, asseverando que o decreto de 2017 trouxe drásticas e ilegais mudanças na forma de aferição da área considerada como "fonte de poluição" e utilizado para o cálculo da taxa cobrada.

Em resumo, argumenta que o preço cobrado para emissão de licenças, por ter natureza de tributo, só poderia ter sua alíquota ou base de cálculo fixada por lei, a teor do disposto no inciso IV, artigo 97 do CTN. Por tais razões, pleiteou a liminar para determinar que a impetrada se abstenha de aplicar o decreto 64.512/19 para fins do cálculo da taxa cobrada para obtenção das licenças emitidas pela Cetesb até decisão final de mérito.

O juiz de Direito Fausto Dalmaschio Ferreira entendeu presentes os requisitos para a concessão da liminar. Ele destacou que "foge à razoabilidade a consideração de área desvinculada do empreendimento que se quer licenciar para cálculo do preço do licenciamento". 

Com esses fundamentos, deferiu a medida liminar para determinar que o impetrado se abstenha de aplicar o decreto 64.512/19 na parte em que cuida do cálculo do custo do serviço (licenciamento, renovações, etc), esclarecendo que, para fins de cálculo do valor a ser pago, sejam adotados os critérios estabelecidos na legislação anteriormente vigente, determinando, ainda, a emissão de guias para pagamento do valor recalculado, sem que, de eventual demora no recálculo, advenha qualquer forma de prejuízo à parte impetrante.

Confira a decisão.

O escritório Ratc&Gueogjian Advogados atua pelas empresas.

_____________

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas