MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. ESG pode ser peça chave para sucesso na advocacia
Evento | ESG - temas fundamentais

ESG pode ser peça chave para sucesso na advocacia

ESG vem do inglês, que significa "Environmental, Social and Governance". A tradução para português é ASG - Ambiental, Social e Governança Corporativa.

Da Redação

terça-feira, 31 de agosto de 2021

Atualizado às 12:54

ESG: três letras que podem ser a peça chave para o sucesso de uma empresa - e de um escritório de advocacia. A sigla vem do inglês para "Environmental, Social and Governance", que significa ASG - Ambiental, Social e Governança Corporativa.

Em migalhas, ESG/ASG trata de princípios sustentáveis, cada vez mais requisitados pelo mundo corporativo. Na prática, as companhias podem tomar iniciativas nos seguintes sentidos:

  • Ambiental: incentivar práticas que adotem abordagem preventiva, responsável e proativa para os desafios ambientais; iniciativas para promover e disseminar a responsabilidade socioambiental; incentivo de tecnologias ambientalmente responsáveis;
  • Social: erradicar todas as formas de trabalho forçado, infantil; apoiar a liberdade de associação e reconhecer o direito à negociação coletiva; estimular práticas que eliminem discriminação no emprego;
  • Governança: combater a corrupção em todas as suas formas; investir em conselho corporativo plural e diverso; incentivar código de ética e direitos acionistas minoritários.

Para se ter uma ideia da importância que a ESG vem ganhando nos últimos tempos, o banco francês BNP Paribas, a maior instituição financeira da França, anunciou que não fornecerá crédito para companhias que criam gado ou produzam soja em áreas da região amazônica convertidas em pastos ou lavouras depois de 2008. A deliberação taxativa foi bem recebida no mercado internacional: as ações do banco fecharam em alta após o anúncio.

 (Imagem: Pxhere)

(Imagem: Pxhere)

  • ESG e advocacia

Escritórios de advocacia devem estar por dentro da ESG. Isso porque a aplicação de boas práticas será exigida dos escritórios de advocacia em duas frentes: interna e externa em um campo amplo de oportunidades.

No aspecto externo, as empresas começarão a demandar dos escritórios de advocacia que as representam uma expertise na ESG para que possam se adequar aos novos critérios. Este ponto está ligado à demanda interna do escritório, pois é preciso mostrar que os sócios aplicam a ESG, de fato, para oferecer esse serviço. Para ESG, não se deve dar espaço para o ditado "casa de ferreiro, espeto de pau".

As boas práticas relacionadas à ESG servem para pequenos, médios e grandes escritórios de advocacia. O seu escritório, leitor, já está implementando estas boas práticas?

  • Evento online

Para aprofundar a discussão, Migalhas realiza o seminário ESG - temas fundamentais. Os participantes poderão entender melhor sobre o novo protagonismo sustentável das organizações com casos práticos.

O evento será online, no dia 2/9, quinta-feira, 9h às 12h30.

Para se inscrever e conferir toda a programação, clique aqui.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas