MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. MPF processa União por "atuação antidemocrática" de Moro na Lava Jato
"Atuação antidemocrática"

MPF processa União por "atuação antidemocrática" de Moro na Lava Jato

Manipulação judicial do processo de impeachment em 2016 e das eleições de 2018 compõem os retrocessos alegados pelo parquet.

Da Redação

terça-feira, 31 de agosto de 2021

Atualizado em 1 de setembro de 2021 09:29

O MPF de Mossoró/RN apresentou ação civil pública contra a União por danos morais coletivos causados pela atuação antidemocrática do ex-juiz Sérgio Moro na condução da operação Lava Jato. A ACP destaca que o magistrado atuou de modo parcial e inquisitivo, demonstrando interesse em influenciar indevidamente as eleições presidenciais de 2018, após a qual foi nomeado ministro da Justiça.

A ação destaca, ainda, que a operação como um todo, da maneira como desenvolvida em Curitiba, influenciou de modo inconstitucional o processo de impeachment de 2016.

 (Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress)

MPF apresentou ACP contra a União por atuação antidemocrática do ex-juiz Sérgio Moro.(Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress)

A ACP foi ajuizada na Justiça Federal em Mossoró e os seus autores, os procuradores da República Emanuel Ferreira e Camões Boaventura, ressaltam que, enquanto juiz Federal, Sérgio Moro apresentou comportamento que revela "sistemática atuação em violação à necessária separação entre as funções de julgar e investigar" e praticou reiteradas ofensas contra o regime democrático.

Os procuradores requerem que a União promova a educação cívica para a democracia no âmbito das Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados e da Escola Nacional do Ministério Público, a fim de prevenir que agentes do sistema de justiça atuem em prol de novos retrocessos constitucionais.

O objetivo, segundo o parquet, é incentivar "a promoção de cursos, pesquisas, congressos, conferências, seminários, palestras, encontros e outros eventos técnicos, científicos e culturais periódicos com magistrados e membros do Ministério Público abordando os temas da democracia militante, erosão constitucional e democrática e das novas formas de autoritarismo de tipo fascista e populista, a fim de qualificar os respectivos profissionais nas novas tarefas a serem desempenhadas em prol da proteção do regime democrático e em respeito ao sistema acusatório".

A ACP tramita na 10a vara da Justiça Federal no RN, em Mossoró.

  • Processo: 0801513-73.2021.4.05.8401

Veja a decisão.

Informações: MPF.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas