MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Especialista trata dos desafios da governança no setor público
Governança pública

Especialista trata dos desafios da governança no setor público

Paulo Alves, advogado e servidor de carreira do STJ, ainda tratou da governança pública com a nova lei de licitações e elencou os desafios que o tema ainda tem de enfrentar no Brasil.

Da Redação

domingo, 5 de setembro de 2021

Atualizado às 07:07

Em entrevista à Rede Governança Brasil, o servidor de carreira do STJ, Paulo Alves, falou de um tema que está em alta: governança pública.

Inicialmente, Paulo Alves explicou que governança no setor público compreende, essencialmente, nos mecanismos de liderança, estratégia e controle para avaliar, direcionar e monitorar a atuação da gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade.Trocando em outras palavras, estamos falando de trazer a Administração Pública de volta para o seu lugar”, afirmou.

O servidor de carreira do STJ, então, aproveitou o tema para elencar as diferenças entre “gestão” e “governança”: “primeiramente precisamos compreender que Gestão e Governança não são sinônimos”. Paulo Alves esclareceu que estes temas são estruturas distintas, mas que se relacionam entregando e recebendo "insumos".

“Enquanto a instância de governança colhe o interesse do cidadão e entrega ESTRATÉGIA para as estruturas de Gestão alcançá-lo, essa última devolve o ACCOUNTABILITY, consubstanciado na responsabilidade de prestação de contas e de agir conforme padrões de conformidade e integridade. E quando tal engrenagem funciona corretamente, a Gestão Pública consegue atender o seu propósito de existir, qual seja suprir os anseios e expectativas do cidadão.”

 (Imagem: Pexels)

(Imagem: Pexels)

Nova lei de licitações

Em abril deste ano, Bolsonaro sancionou a nova lei de licitações. O texto trouxe uma legislação mais avançada e moderna, norteada pela transparência e eficiência na contratação pública.  

Sobre a nova norma, Paulo Alves afirmou: “gostei muito da norma, pois ela é, para todos os efeitos, uma lei de governança das contratações”. De acordo com o advogado, a aplicação obrigatória institutos da lei provocará mudanças estruturais nos entes federativos, que se verão obrigados a estabelecer elementos mínimos de planejamento estratégico com o propósito de ver suas contratações alinhadas.

Paulo Alves explicou que “o coração da norma” se encontra no art. 11, parágrafo único, da lei 14.133/2021. Lá está prevista a responsabilidade da alta administração de implementar a governança das contratações com todos os seus processos e estruturas.  “Mas cabe salientar que a norma não é perfeita e essa, talvez, seja a única compreensão unânime quanto ao novo marco legal”, registrou.

O servidor de carreira citou, por exemplo, a forma como a lei trata a unidade de controle interno, como apresenta as linhas de defesa em seu art. 169 e como é completamente ausente quando o assunto é a auditoria interna. Mas estes pontos, segundo o especialista, não retira a importância e o caráter revolucionário da norma que tende a levar a Administração Pública a um novo patamar no que toca às contratações.

Desafios

Segundo Paulo Alves, o maior desafio “é alcançar o tão sonhado patrocínio da Alta Administração”. Ele salienta que a implementação da governança é, por natureza, um processo que flui das instâncias estratégicas desdobrando-se até os níveis tático e operacional.

“Enquanto os membros do alto escalão de órgão e entidades não abraçarem a responsabilidade de estabelecer as estruturas e processos de Governança, inclusive de Gestão de Riscos e de Controles Internos, além do estabelecimento de uma auditoria interna forte e independente, dificilmente uma organização será bem-sucedida na implementação da Governança.”

_______

t

Patrocínio

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

GONSALVES DE RESENDE ADVOGADOS

ATENDIMENTO IMEDIATO