MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Boletim da 390ª Sessão Ordinária do CADE

Boletim da 390ª Sessão Ordinária do CADE

x

Da Redação

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2007

Atualizado às 08:48


CADE
 
Boletim da 390ª Sessão Ordinária

O Plenário do CADE reuniu-se no último dia 31 para apreciar uma pauta com trinta itens. Dentre as matérias julgadas, destacaram-se três atos de concentração e um processo administrativo.

O primeiro AC em destaque submetia ao plenário a aquisição de 4,35% do capital da Compañia Española de Petróleos S/A (CEPSA) pela empresa francesa Total S/A, que com a operação passou a deter, direta ou indiretamente, 48,83% da CEPSA. Apesar de a operação não representar riscos à livre concorrência no mercado brasileiro, o conselheiro relator, Dr. Luis Fernando Rigato, entendeu que sua apresentação ao CADE ocorreu após o prazo legal. Dessa forma, o ato de concentração foi aprovado sem restrições por unanimidade, porém foi aplicada multa por intempestividade às requerentes, no valor de R$ 137.170,01.

Já o ato de concentração envolvendo a compra pela Johnson & Johnson Comércio e Distribuição Ltda. dos ativos e ações da Pfizer Inc. referentes às áreas de medicamentos antigripais, dentre os quais os da marca Sinutab, e de anti-sépticos bucais, incluindo Listerine. Em ambas as áreas, conclui-se que a operação não tornaria provável o exercício de poder de mercado. Assim, o conselheiro relator do caso, Dr. Luis Fernando Schuartz, apresentou voto pela aprovação sem restrições da operação, no que foi acompanhado por todos os demais conselheiros.

A compra de ativos do Grupo Brasif pela Dufry Brasil Participações foi analisada em outro ato de concentração. A Dufry, empresa pertencente à Advent International e à Dufry AG, adquiriu os negócios em três setores, incluindo o de lojas francas (Duty Free Shop). O contrato firmado entre as partes continha uma cláusula de não-concorrência pelo período de dez anos, o que excede o limite máximo estabelecido pela jurisprudência do CADE, de cinco anos. Dessa forma, seguindo o voto do conselheiro relator, Dr. Paulo Furquim, a operação foi aprovada por unanimidade, com a imposição de restrição à cláusula de não-concorrência, que deverá ser alterada pelas partes.

O processo administrativo que investigava a participação das empresas Light S/A, AES Elpa S/A, Enron e VBC S/A em possíveis fraudes no leilão de venda da Eletropaulo, em 1998, também foi julgado ontem. Eu seu voto, o conselheiro relator, Dr. Luis Fernando Rigato, considerou que crimes, se cometidos, teriam prescrito em 2003. Além disso, o conselheiro entendeu que não há indícios que sustentem a denúncia. Após um debate entre os conselheiros sobre o prazo de prescrição e o momento em que tal prazo começaria a ser contado, o Plenário votou a matéria, acompanhando por unanimidade o entendimento do relator.

____________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA